Já está acessÃvel no site da UFMS a terceira edição da Revista Candil, publicação de divulgação cientÃfica da Universidade produzida pela Agência de Comunicação Social e CientÃfica (Agecom).
Nesta edição, a Revista apresenta temas que tiveram presentes em conferências, mesas-redondas, encontros e minicursos da 71ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), realizada na UFMS de 21 a 27 de julho deste ano.
A publicação contempla, em especial, pesquisas desenvolvidas na Universidade e em outras instituições do paÃs. Entre os destaques da revista, uma reportagem sobre a Educação, com debates sobre a inclusão, acesso e permanência no ensino superior.
Na entrevista, o professor Ildeu de Castro Moreira, presidente da SBPC, analisa a Reunião Anual da SBPC e aponta os desafios para a Ciência, Tecnologia e Inovação (C&TI) no Brasil.
Também são apresentadas pesquisas sobre a bioeconomia, com valorização das plantas alimentÃcias nativas; estudos étnico-raciais; a regência do ciclo da vida do Pantanal, pelo fogo e a inundação; doenças emergentes, reemergentes e negligenciadas, que assombram com mortes e sequelas; o uso de proteÃnas vegetais e peptÃdeos sintéticos na criação de fármacos e o trabalho do Laboratório de Modelos Experimentais de Doenças, que integra diferentes áreas do conhecimento.
A edição traz também as comemorações pelos 40 anos de federalização da Universidade, com ações direcionadas como o resgate de documentos, fotos e materiais históricos consolidados em acervo especial no Arquivo da Universidade.
A história também homenageia o ex-reitor Jair Soares Madureira, que iniciou sua carreira na UFMS em 1973, antes mesmo da federalização, como professor do curso de Medicina Veterinária, a época recém-criado. Foi designado reitor pelo MEC de 1984 a 1988.
Esses e outros assuntos podem ser conferidos na terceira edição, com distribuição gratuita. O exemplar também está disponÃvel em formato digital, para ler a revista clique aqui.