A UFMS foi selecionada para sediar o Encontro Nacional Enactus Brasil (Eneb), entre 21 e 24 de julho de 2026. O anúncio foi feito ao final do evento deste ano, que foi realizado em Belém, na Universidade Federal do Pará (UFPA). No encontro, cinco times Enactus da UFMS e seus integrantes foram premiados em diversas categorias.
O professor da Escola de Administração e Negócios (Esan) e coordenador do programa de extensão Times Enactus UFMS: desenvolvendo e fortalecendo o empreendedorismo social em Mato Grosso do Sul, Geraldino de Araújo, explica que será a primeira vez que o Eneb é realizado na região Centro-Oeste. “São altas as expectativas. A ideia do evento, além de reunir os times, seus impactos e premiações, é de mostrar a nossa realidade por meio das vivências e das atrações culturais. Será uma grande oportunidade para todos os times da UFMS participarem, visando integração com os outros times e com a Rede Enactus Brasil”, comenta.
Agência de Educação Digital e a Distância
O Time Enactus UFMS da Agência de Educação Digital e a Distância (Agead) foi criado em 2024 e é composto por sete estudantes e duas conselheiras, a professora Tamires Araújo e a diretora da Agead, Daiani Riedner. Em sua primeira participação no Eneb, foi premiado como o Time Revelação do ciclo 2024/2025. “Essa conquista é muito gratificante, pois mostra o empenho do grupo em um curto período de tempo de existência e evidencia o potencial de alunos de cursos a distância como desenvolvedores do empreendedorismo social”, comenta a professora Tamires.
O Time também foi contemplado com recursos do edital Voando pro Pará da Universidade Enactus Brasil para a participação no evento e teve um integrante, o estudante do curso EaD de Licenciatura em Pedagogia Erivaldo de Arruda, selecionado para o Top 10 Jovens Talentos da Enactus. “Foi uma das experiências marcantes da minha trajetória. A jornada começou com mais de 160 inscritos de todo o Brasil, e apenas 60 jovens foram escolhidos para participar de uma trilha formativa intensa, com duração de quatro meses. Eu sinceramente não imaginei conseguir a vaga que foi anunciada via live da Rede”, confessa.
O estudante conta que durante o percurso os participantes tiveram masterclasses, mentorias personalizadas, cursos na plataforma Wadhwani, atividades do programa Capitalismos Consciente: Líder pro Mundo e, ao final, realizaram o grande desafio, uma ação de impacto real conectando tudo o que aprenderam com a realidade da comunidade de cada um. “Tive a honra de ser mentorado pelo Décio Ciccone, executivo da Becton Dickinson, uma liderança que me inspirou profundamente com sua escuta sensível, visão estratégica e apoio constante. Ter alguém com tanta experiência ao meu lado foi um privilégio que levarei comigo por toda a vida. Como estudante de um curso EaD, executar essa ação presencialmente foi um desafio extra, precisei articular recursos, tempo e apoio fora da tela, enfrentando limitações com criatividade e propósito. Essa conquista é uma celebração da coragem de tentar, mesmo sem ter todas as respostas”, aponta.
Para o estudante, representar o primeiro time EaD da Rede Enactus nesse espaço foi um marco pessoal e coletivo e constitui uma prova de que a educação a distância também forma líderes, constrói pontes e gera impacto real.
Sobre a conquista como Time Revelação, Erivaldo destaca a superação de desafios. “Essa conquista tem um valor imenso para mim e para o nosso time. Somos o primeiro 100% EaD da Rede Enactus e, mesmo com todas as limitações e a distância, decidimos tentar. Com todos os desafios da distância, conseguimos mostrar que também podemos inovar, impactar e representar com força. Ousar tentar e depois sentir o gosto de conseguir algo que a gente nem imaginava, ser reconhecido como Top 10 Jovens Talentos, como Time Revelação 2025 e ainda viver a experiência do edital Voando pro Pará, foi como provar que vale a pena acreditar, mesmo quando parece improvável. Essa conquista nos lembra que o impossível às vezes só precisa de coragem pra começar”, finaliza.
UFMS Aquidauana
O Time Enactus UFMS Aquidauana foi criado em 2023 e é composto por 24 integrantes e três conselheiros: a diretora do Câmpus da UFMS de Aquidauana (CPaq), Ana Graziele Toledo, e os professores José dos Santos e Bruno Araujo. No Eneb 2025, o time foi semifinalista na Liga Principal, finalista do Handover, ficou em quarto lugar no prêmio Cooperando para um amanhã melhor, em terceiro lugar do prêmio Marqueterie e recebeu o Prêmio ODS 18.
Para a diretora do CPaq, as conquistas refletem o esforço e dedicação dos estudantes. “Nós, como conselheiros, somente orientamos, eles é que vencem diariamente os desafios de deslocamento, trabalho e recursos para fazerem acontecer. E as premiações refletem somente um pouquinho do trabalho que fazem, que é muito maior. Nosso prêmio verdadeiro está nas vidas que impactamos positivamente com a atuação do time, que no caso de Aquidauana é dar visibilidade aos povos indígenas através da arte. Mostrar, valorizar e resgatar a ancestralidade dessas pessoas é o nosso maior troféu”, explica Ana Graziele.
“Essas conquistas significam, para o nosso time, um avanço significativo em nosso propósito de gerar mudanças duradouras e impactantes no Pantanal sul-mato-grossense. Sabemos que esses reconhecimentos não apenas premiam, mas mostram que estamos no caminho certo de gerar impacto em conjunto com as comunidades indígenas parceiras. O Time Enactus UFMS Aquidauana não pensa apenas no evento, mas na realização do Eneb 26 em Campo Grande, então tudo isso faz parte de uma preparação pelo melhor, que está por vir. Até lá, seguimos impactando cada vez mais pessoas e conectando cada vez mais comunidades”, complementa o estudante de Administração do CPaq e presidente do time, Paulo Tavares.
UFMS Campo Grande
O Time Enactus UFMS Campo Grande, da Cidade Universitária, foi criado em 2022 e, no ciclo 2024/2025, teve 47 estudantes integrantes. Os conselheiros são os professores Geraldino de Araújo e Luciana Contrera, além das orientadoras de projetos, Gabriela Puhl e Raquel Campos. No Eneb 2025, o time foi semifinalista na Liga Principal e, após ser premiado no Hackathon da Fundação Cargill durante o Treinamento Regional Enactus Centro-Oeste, representou a região na etapa nacional. “A premiação é sempre um reconhecimento das ações desenvolvidas, mas o mais importante para o time é gerar impacto social. Este é o nosso objetivo. A UFMS é muito forte na Rede Enactus Brasil, com times que promovem muitas ações de empreendedorismo social. A prova disso são as conquistas de cada time, bem como o apoio da Universidade nas atividades desenvolvidas”, aponta o conselheiro e coordenador do programa.
O estudante de Engenharia Ambiental da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo e Geografia Rhyad Samha presidiu o time de Campo Grande até o Eneb 2025. Ele conta que a finalização deste ciclo em sua vida se deu com conquistas que lhe trouxeram grande orgulho. “Neste ano, pela primeira vez na história do nosso time, pudemos participar de eventos da Enactus Brasil que nos levaram a lugares novos como São Paulo, Brasília e Belém. O Eneb simboliza o reconhecimento de todo o nosso trabalho durante o ciclo e, pela primeira vez também, voltamos do evento como semifinalistas, junto com o Time de Aquidauana, como um dos 16 melhores times do Brasil no ciclo passado. Fomos classificados ainda entre os Top 5 times destaques desse ciclo, junto com o Time UFMS Nova Andradina, que foi classificado em segundo lugar entre os times mais engajados da rede nesse ciclo, além de sermos finalistas em outros editais da rede”, revela.
Para Rhyad, o momento foi de muito aprendizado, superação e de mostrar para o Brasil a grandeza dos times da UFMS. “Estamos muito felizes e, com certeza, voltamos com mais força para iniciar um novo ciclo e causar ainda mais impacto nas nossas comunidades. Nosso trabalho está longe do fim, mas as conquistas desse ciclo afirmam que estamos no caminho certo. E deixo a última frase do nosso pitch de apresentação, que acredito definir nossa trajetória e nossos objetivos: ‘seja na capital ou no Pantanal, estamos dispostos a seguir transformando realidades e catalisando impacto, porque somos o Brasil que pulsa por um futuro mais justo e sustentável’”, conclui.
UFMS Naviraí
O Time Enactus UFMS Naviraí foi criado em 2022 e tem 22 integrantes e três conselheiros, os professores Sibelly Resch, Agnaldo dos Santos e Camila Amaro. O time foi premiado com o Melhor relato de prática no Simpósio Enactus, que é realizado paralelamente ao Eneb, e foi contemplado na Carreira dos Sonhos, uma premiação em dinheiro ofertada pela Companhia de Talentos para os times que conseguissem mais respostas para uma pesquisa sobre os desejos e expectativas dos jovens para o mundo do trabalho. O valor foi disponibilizado para utilização na viagem ao Eneb 2025.
A professora Sibelly explica a importância do reconhecimento considerando que o relato de prática foi sobre o projeto atual, chamado BijUp. “É a estruturação de uma cadeia de logística reversa para bijuterias, é uma iniciativa inovadora no Brasil, então para nós essa premiação mostra que o nosso projeto é inovador, realmente a gente não encontrou uma iniciativa similar de estruturação desta cadeia e o time ficou muito empolgado com a premiação, porque é um trabalho árduo que tem sido feito e é um reconhecimento da iniciativa”, observa.

“Conquistar nosso primeiro prêmio foi uma grande emoção. Todo o esforço que tivemos junto a nossa comunidade parceira, a Aldeia M’borevy, foi preciso para podermos ser reconhecidos. Então, para nosso time foi muito importante, para podermos nos esforçar mais e nos próximos anos trazer muitos mais prêmios”, destaca a estudante de Administração do Câmpus da UFMS de Naviraí Rhaysa Garcia.
UFMS Nova Andradina
Criado em 2024, o Time Enactus UFMS Nova Andradina foi composto por 33 estudantes no ciclo 2024/2025. Tem como conselheira institucional a professora Gislayne Goulart e como conselheiros nos projetos os professores Fernanda Lima e Vitor da Silveira. No Eneb 2025, a equipe ficou com a primeira colocação no Hackathon pela Saúde, com o projeto Tecnoblade, na categoria Prevenção de Doenças Infecciosas, promovido pela empresa Becton Dickinson; recebeu o Prêmio ODS 17 Parcerias e Meios de Implementação, patrocinado pela IRKO Outsourcing, com o projeto Ciclorecicla, que articula escolas, empresas e voluntários em ações de educação ambiental para alunos do ensino médio de escolas públicas, estimulando-os ainda a ingressar no ensino superior; a segunda colocação, entre 120 times, no Prêmio Time Destaque da Rede Enactus Brasil 2025, patrocinado pela Schneider Electric Foundation; e foi semifinalista do Prêmio Alimentação em Foco da Fundação Cargill, com o projeto Programa de Capacitação em Empreendedorismo Rural.
O time também conquistou o terceiro lugar no edital Voando pro Pará; e ficou entre os cinco primeiros no edital Partiu Eneb, organizado pela Unilever e Enactus Brasil, voltado ao incentivo à mobilidade dos times. O egresso de Administração do Câmpus da UFMS de Nova Andradina e presidente do Time, João Vitor Ribeiro, foi selecionado para o Top 10 Universitário do Ano da Rede Enactus.
“Para mim, enquanto professora conselheira, estas conquistas representam um orgulho imenso e a certeza de que estamos no caminho certo. Ver o potencial de transformação dos nossos estudantes florescer e ser reconhecido nacionalmente é a maior recompensa. Para o Time Enactus, esses prêmios são a validação de todo o empenho e provam que, mesmo ainda sendo um time jovem, têm capacidade para gerar um impacto social gigantesco. As conquistas evidenciam como a aplicação prática do conhecimento acadêmico pode criar soluções inovadoras e reforçam o papel estratégico da nossa Universidade em fomentar essas iniciativas”, expressa Gislayne.
Para João Vitor, todos os prêmios e reconhecimento são fruto do trabalho para a comunidade. “O Prêmio ODS 17, por exemplo, envolve parcerias e implementações para um futuro melhor para todos, é esse o objetivo do projeto Ciclorecicla, impactar positivamente jovens e o meio ambiente, fiquei muito feliz com esse prêmio”, diz. “Para um time que ainda está crescendo, em comparação com a grande campeã nacional UFPA que tem mais de 10 anos de fundação, nós, de Nova Andradina, estamos muito felizes com todos esses resultados no Eneb em um ano de time. Mostra o impacto positivo que estamos causando aqui no Cerrado e que podemos levar para todo o Brasil”, enfatiza a vice-presidente do time, Luanna Xavier.
Texto: Ariane Comineti
Fotos: Eneb 2025 e arquivo dos participantes








