Promoção do conhecimento marca campanha Eu Respeito deste mês

Em outubro a Universidade terá eventos importantes, voltados ao fortalecimento da comunidade, de estudantes a servidores, tanto do ponto de vista acadêmico quanto do ponto de vista da saúde e bem-estar.

Portanto, o tema da campanha Eu Respeito deste mês é o conhecimento, mas a cor que sinaliza as artes gráficas e ilumina o Monumento Símbolo é rosa, em alusão a campanha internacional Outubro Rosa.

Abrindo o mês do conhecimento, a 17ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia começou hoje, 2. O evento é organizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), com colaboração de instituições públicas e privadas, universidades, museus, fundações de amparo à pesquisa, entre outras entidades envolvidas com o tema. Clique aqui para acompanhar as atividades.

Englobando esse espírito, dos dias 5 a 9 será realizado o maior evento de Ciência, Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo de Mato Grosso do Sul: o Integra UFMS. Estudantes de graduação e pós-graduação inscreveram 1.113 trabalhos técnicos, científicos, culturais, artísticos e de inovação, que este ano serão apresentados virtualmente, por conta da Covid-19.

Serão realizadas lives científicas todos os dias às 10h e apresentações culturais às 18h. Acesse integra.ufms.br para conferir a programação completa. A cerimônia de premiação dos trabalhos avaliados com as melhores notas será junto ao encerramento do evento, transmitido às 10h do sábado, 10.

Dentro do Integra UFMS é realizada também a 10ª Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências de Mato Grosso do Sul (Fetec-MS), com 200 trabalhos finalistas e palestras, rodas de conversa e minicursos on-line. A programação também contempla a Feira de Tecnologias, Engenharias, Ciências e Criatividade de Mato Grosso do Sul (Fetecc MS Jr.), que está na 9ª edição, com 19 trabalhos finalistas.

Os trabalhos que serão apresentados foram feitos por alunos a partir do 4º ano do Ensino Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio, incluindo alunos do ensino técnico e participantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Acesse  fetecms.com para conferir a programação completa de palestras e workshops.

Monumento Símbolo iluminado em prol do combate ao câncer

A internacionalização é uma das metas da gestão atual, para fazer com que a Universidade seja reconhecida também no exterior pela excelência do ensino, pesquisa e extensão, além de promover novas oportunidades de parcerias e intercâmbios, e sob esta temática, nos dias 20 e 21 de outubro será realizado o Seminário da Internacionalização.

O Outubro Rosa visa a conscientização para o controle do câncer de mama e de colo do útero e é celebrado anualmente na Universidade. Este ano, para respeitar as normas de distanciamento social, será realizada uma transmissão ao vivo com profissionais da área da saúde que irão debater sobre o tema. No Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap-UFMS) os servidores serão encorajados a trabalhar utilizando vestimentas cor-de-rosa na segunda-feira, 5.

O Dia do Professor e o Dia do Servidor Público também são comemorados em outubro, nos dias 15 e 28, respectivamente. Sem esses profissionais, a UFMS não seria a maior Instituição de Ensino Superior público e de qualidade do estado de Mato Grosso do Sul. A Universidade reconhece a importância destes profissionais e trabalha constantemente para construir um ambiente de trabalho que os valorize, e os parabeniza desde já pela sua data.

Eu Respeito!

UFMS, a nossa Universidade!

Texto: Leticia Bueno