Projetos inovadores e sustentáveis desenvolvidos por EJs podem receber fomento

Foi lançado hoje, 2, em videoconferência, o edital de seleção de projetos inovadores para gestão sustentável apresentados pelas Empresas Juniores da UFMS, iniciativa que une o Programa UFMS Júnior e o Desafio UFMS Sustentável 2021.

O edital, disponível na íntegra abaixo, irá selecionar projetos de cunho inovador e sustentável que sigam um dos seguintes eixos: Proteção e conservação de recursos hídricos; Cidades/prédios inteligentes; Segurança; Controle e prevenção de endemias; Gerenciamento de resíduos e lixo; Eficiência energética; Saúde mental de servidores e/ou estudantes da UFMS; e Redução da emissão de gases de efeito estufa gerada nos câmpus da UFMS.

O reitor Marcelo Turine celebrou que, mesmo com a situação atual, foi possível disponibilizar R$ 100 mil de recursos financeiros para fomentar os projetos selecionados, projetos estes que serão distribuídos em três faixas:

1. até R$ 5 mil para projetos submetidos por apenas uma EJ;
  2. até R$ 8 mil para projetos submetidos em conjunto por mais de uma EJ; e
  3. até R$ 10 mil para projetos submetidos com apoio de empresas juniores (ou organizações equivalentes) de outros países.

“A universidade tinha um desafio muito grande, nós tivemos um movimento muito grande para colocar o empreendedorismo e a inovação como um dos eixos estratégicos da nossa Universidade. É uma tendência mundial e não é possível ter uma universidade moderna e competitiva sem pensar em empreendedorismo, inovação e sustentabilidade – e agora essas três palavrinhas estão no nosso estatuto”, afirmou o reitor.

A vice-reitora Camila Ítavo contou aos presentes sobre sua trajetória pessoal com as empresas juniores. “Eu fui da Empresa Júnior de Zootecnia da Universidade Federal de Viçosa na graduação, então eu sei da importância deste edital que estamos lançando. A gente sabe o quanto esse programa é uma jornada de transformação social e o quanto é rico para nós e para quem nos cerca. (…) Nós queremos muitos alunos nas nossas EJs e mais empresas juniores na nossa UFMS”, disse.

O diretor da Agência de Internacionalização e de Inovação (Aginova), Saulo Gomes Moreira, falou sobre o papel das EJs de irem além do conhecimento teórico, o que enriquece a formação dos estudantes e fornece visão empreendedora que poderão usar em todas as esferas do conhecimento e do mercado de trabalho.

“A gente fica muito feliz de ver a Universidade sempre valorizando o movimento empreendedor. Esse edital foi desenvolvido entre a Aginova, a Propp e a Prograd, afinal, os projetos têm a pegada da pesquisa e da inovação, e são desenvolvidos por nossos estudantes de graduação, além do movimento articulado com a Fejems”, comentou.

Para Leonardo Chaves, diretor de Desenvolvimento Sustentável, o edital confirma e reforça o compromisso da UFMS com a inovação e a sustentabilidade. “São oito temas importantíssimos e a Universidade precisa de ideias inovadoras para se desenvolver neles”.

Veja abaixo o edital completo ou acesse aginova.ufms.br.

Download (PDF, 458KB)

Texto: Leticia Bueno