Projetos da UFMS são aprovados em chamadas públicas nas áreas de saúde e esporte

Três projetos vinculados à Pró-Reitoria de Ensino de Graduação da UFMS foram selecionados em Chamadas Públicas do Governo Federal. De Campo Grande e Três Lagoas foram contemplados dois projetos pelo Edital do Programa PET-SAÚDE/GRADUASUS, do Ministério da Saúde. Pelo Ministério do Esporte, foi aprovado o projeto do Curso de Educação Física, também do Câmpus de Campo Grande, dentro do Programa Segundo Tempo Universitário. Ambos os Projetos têm duração de 24 meses e preveem pagamento de bolsas à equipe responsável.  Juntos, os programas envolverão em suas atividades mais de 600 membros da comunidade universitária, entre acadêmicos e docentes, de 6 cursos de graduação da UFMS.

SAÚDE – O PET-Saúde é uma iniciativa voltada para o fortalecimento das ações de integração ensino-serviço-comunidade por meio de atividades que envolvam o ensino, a pesquisa, a extensão universitária e a participação social.

Os projetos da UFMS aprovados propõem ações complexas que buscam desenvolver mudanças curriculares alinhadas às Diretrizes Curriculares Nacionais; qualificação dos processos de integração ensino-serviço-comunidade de forma articulada entre o SUS e as instituições de ensino e articulação com projetos do Ministério da Saúde e da Educação e outros projetos de âmbito local ou regional relacionados à integração ensino-serviço-comunidade. As ações envolvem atores do SUS e da comunidade acadêmica, como professores, estudantes, usuários, gestores e profissionais da saúde.

Pelo Edital do Programa PET-SAÚDE/GRADUASUS, do Ministério da Saúde, o projeto que envolverá os cursos de Medicina e Enfermagem, do Câmpus de Três Lagoas, será coordenado pela professora Jomara Brandini Gomes e professora Juliana Dias Reis Pessalacia. O outro está sob a Coordenação das professoras Adélia Delfina da Motta Silva Correia, Leila Simone Foerster Merey e  Patrícia Moita Garcia Kawakame e envolverá os cursos de Medicina, Enfermagem e Fisioterapia do Câmpus da Capital.

ESPORTE – O Programa Segundo Tempo Universitário é destinado à comunidade universitária e segue os princípios do Esporte Educacional, especialmente os de não seletividade e hipercompetitividade. Além disso, busca democratizar o acesso à prática esportiva da comunidade acadêmica das Universidades Públicas, prioritariamente do corpo discente, promovendo a constituição de núcleos de esporte.

Pelo projeto aprovado do Curso de Educação Física, sob a coordenação do prof. Dr. Junior Vagner Pereira da Silva, está prevista a implantação de dois núcleos de esporte em atendimento à comunidade acadêmica da UFMS, no Câmpus Cidade Universitária, em Campo Grande: um de esportes coletivos tradicionais (basquete, futebol de campo, futebol de salão, futebol americano, voleibol e handebol), e um de esportes individuais (práticas circenses, badminton, quimbol, hidroginástica, caminhada e corrida orientada).

Estão previstas 300 vagas para os interessados em praticar alguma das modalidades ofertadas durante a execução do Programa, que serão desenvolvidas de segunda a sexta-feira, nos períodos matutino, vespertino e noturno, nas instalações esportivas da UFMS (Complexo Poliesportivo, Ginásio Moreninho, Estádio Morenão, Sala de Dança).

Mais informações gerais sobre os Projetos serão divulgadas em breve aqui na página da PREG e na da UFMS.

Fonte: Preg