Projetos culturais de diversos câmpus são contemplados com recursos

Mais de 20 ações de cultura foram aprovadas para realização com fomento na UFMS em 2020. O resultado final da avaliação de mérito das propostas pode ser consultado neste link no site da Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Esporte (Proece).

As atividades são de diversos câmpus da Universidade e atendem ao objetivo de incentivar a vivência artística no âmbito da Instituição, por meio de projetos e constituição de grupos estáveis de cultura. Segundo o pró-reitor Marcelo Fernandes o fomento permite que as potencialidades de todas as unidades aflorem e se desenvolvam nas mais diferentes manifestações como teatro, música, dança, literatura e atividades circenses, entre outras. “Entre os projetos aprovados estão desde grupos que já existem há algum tempo a novas propostas. Temos também o atendimento a culturas tradicionais do estado, com projetos de arte indígena e quilombola, entre outras”, disse.

Ao todo serão destinados às ações até R$ 140 mil reais, sendo R$ 100 mil para a concessão de bolsas a estudantes de graduação e R$ 40 mil para recursos de custeio.

Conforme o pró-reitor, cada coordenador irá verificar as condições de biossegurança da unidade para a realização do projeto, pois as realidades entre os municípios são distintas e também estão em constante modificação. Mas várias das propostas já preveem atividades virtuais e/ou a distância. “O interessante é que tenhamos essas realizações de cultura na Universidade. E a pró-reitoria está à disposição e em contato direto com os coordenadores, para o acompanhamento de todas as ações”, afirmou.

Texto: Ariane Comineti