Projeto Respira oferece atendimentos gratuitos de fisioterapia cardiorrespiratória para recém-nascidos e crianças

Durante o período neonatal, o recém-nascido passa por um processo de adaptação imediata à vida extrauterina. Esse é momento de grande vulnerabilidade na vida, concentrando-se riscos biológicos, ambientais, socioeconômicos e culturais, havendo necessidade de cuidados específicos. Com o intuito de oferecer um acompanhamento a essas crianças, a partir desta segunda (6), o Projeto Respira inaugura os atendimentos de fisioterapia cardiorrespiratória para recém-nascidos e crianças, na Clínica Escola Integrada (CEI), da UFMS.

O projeto de extensão surgiu com intuito de contribuir positivamente na saúde infantil, partindo do princípio de que o estabelecimento de medidas para a melhoria da saúde dos recém-nascidos e crianças se apresenta como grande desafio para a redução da morbidade e mortalidade infantil no país, visto que de acordo com o “Guia para Profissionais da Saúde 2012” do Ministério da Saúde, ela é responsável por quase 70% das mortes no primeiro ano de vida.

Inicialmente 10 acadêmicos do curso de Fisioterapia da Universidade estarão participando com a supervisão da coordenadora do projeto, professora Doutora Leila Foerster Merey, juntamente com a fisioterapeuta da CEI, Juliana Teixeira. Os atendimentos serão realizados durante todo o período letivo, nas segundas, quartas e sextas-feiras, das 14h às 17h, com agendamento prévio, através do telefone (67) 3345-7967.

Texto: Geovanna Yokoyama (estagiária de Jornalismo)