foto: arquivo UFMS

Projeto Mais Cultura UFMS contempla vários câmpus

Promovido pela Coordenadoria de Cultura da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis (Preae), o Projeto Mais Cultura UFMS levou à Cidade Universitária em setembro e outubro de 2015 mais de uma centena de apresentações culturais diversificadas. Durante uma semana os universitários e a comunidade puderam usufruir de espetáculos de dança, música, teatro, exposições, oficinas e outras atividades. A partir de novembro e dezembro o projeto expande suas atividades para atender também os diversos câmpus da Instituição. O objetivo é oferecer atrações com valor recreativo e que enriqueçam e favoreçam a formação cultural dos acadêmicos, especialmente os atendidos pelo Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES).
Foram organizados três espetáculos distintos para os câmpus, entre concertos do Quarteto de violões Toccata, do Quarteto de saxofones da UFMS e do Conjunto de Cordas Prelúdio. Cada um desses conjuntos têm projetos de repertório diferentes e terão suas apresentações didaticamente explicadas durante os concertos.

Atrações

O quarteto Toccata é formado pelos violonistas Pieter Rahmeier, Rafael Salgado, Marcos Araújo e Jardel Vinícius Tartari. O grupo tem o objetivo de divulgar e pesquisar a música instrumental para a formação, e ainda incentivar a criação de novos repertórios. O programa para as apresentações no Mais Cultura UFMS trata de estreias mundiais de obras originais e arranjadas por importantes compositores brasileiros para o Quarteto Toccata. As peças se unirão a outras na gravação do primeiro CD do grupo, que deve ser realizada ainda este ano.
O quarteto de Saxofone da UFMS é coordenado pelo professor Jorge Geraldo (saxofone barítono) e tem a participação dos músicos, Silvio Matos (saxofone tenor), Hudson Campos (saxofone alto) e Elvis Amorim (saxofone alto). O repertório do conjunto é constituído de peças originais para esta formação e arranjos de música popular de origens diversas com obras de Lennie Niehals, Astor Piazzolla, Marcel Frank, Hudson Nogueira, Henry Mancini e outros.
Eduardo Martinelli é maestro e violonista e já se apresentou como maestro convidado, solista e camerista em diversos países da América do Sul e Europa. Atualmente é maestro da Orquestra Sinfônica Municipal de Campo Grande, gestor musical do Moinho Cultural Sul Americano, diretor artístico do festival anual Encontro com a Música Clássica, em Campo Grande, e maestro e diretor musical do Projeto Filarmônica Jovem do Pantanal, entre outras atribuições. O músico foi diretor artístico das três edições do Festival de Inverno Cidade das Águas, em Três Lagoas, e atuou como professor na graduação em Música na UFMS por quatro anos.
O grupo Prelúdio é formado por destacados músicos cuja experiência comprova-se pelos importantes trabalhos ao lado de solistas brasileiros e de países diversos como EUA, Itália, Coreia do Sul, Argentina, Suíça, Canadá, Venezuela, Espanha, Paraguai, Bolívia, Alemanha, Trinidad e Tobago, Inglaterra e Uruguai.

Fortalecimento

Os concertos possuem vínculos com a produção acadêmica da Instituição, o que, segundo o chefe da Coordenadoria de Cultura, professor Marcelo Fernandes, deve ampliar o processo de fortalecimento cultural da Universidade. “Podemos afirmar que é apenas o início de um diálogo entre a Coordenadoria e os câmpus. A ideia é mapear e fazer circular produções de verve artístico-cultural que primem pelo rigor artístico e permitam a ampliação do universo cultural dos acadêmicos”, explicou.
Fernandes revela que a Coordenadoria está em processo de constituição de uma Comissão de Cultura com representantes de todos os câmpus da UFMS. “Esperamos assim, que a Coordenadoria de Cultura não só proponha ações, mas também possa acolher e apoiar ações propostas pelos câmpus” elucidou. O calendário de apresentações está disponível no site da UFMS.