O projeto de extensão “Transforme seu Imposto de Renda em Solidariedade” tem como objetivo auxiliar na arrecadação de recursos para o Clique Esperança. Este, é um projeto do Fundo Municipal para a Infância e Adolescência (FMIA) que busca doações para entidades sem fins lucrativos que atendem a crianças, adolescentes e idosos.
“O objetivo é oferecer informação às pessoas físicas para que elas possam, de acordo com a Legislação, destinar parte do seu Imposto de Renda para essas entidades assistenciais. A possibilidade é de destinar até 6% do imposto devido e a contribuição não aumenta em nada o valor do Imposto de Renda, ela significa apenas destinar parte do que a pessoa contribuiu ou irá ainda contribuir com a União para essas instituições”, explicou o coordenador, Emanoel Marcos Lima.
A iniciativa surgiu da experiência e participação do professor na elaboração do projeto Clique Esperança. “Esse recurso financeiro fará a diferença nas ações dessas instituições, que desenvolvem papel fundamental na sociedade, já que seus objetivos são voltados também à redução de problemas sociais. Façam esse gesto de solidariedade, estaremos dessa forma contribuindo com uma sociedade mais justa”, falou.
Para o primeiro ano de atividades do projeto de extensão na UFMS, o objetivo é arrecadar R$ 100 mil para as entidades e, desta forma, ajudar cerca de 100 crianças. A previsão é de que as informações sejam divulgadas por meio de mídias sociais e também em palestras e lives com segmentos específicos. O professor explicou que as ações devem ser realizadas até o final de 2021, visto que a contribuição pode ser feita até o último dia do expediente bancário deste ano.
“As pessoas podem buscar orientações diretamente com seu contador ou ainda com o Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal da UFMS, pelo e-mail nafcc.esan@ufms.br. Por meio dele os interessados poderão receber informações sobre os mecanismos, valores e os caminhos para fazer a contribuição de acordo com a legislação. Bom destacar que essa contribuição deve ser feita diretamente ao FMIA, por meio do site www.cliqueesperanca.org”, lembrou o coordenador.
Doação
Os interessados em destinar parte de seu Imposto de Renda ao Projeto Clique Esperança devem acessar o site e selecionar, na lista disponível, a instituição com a qual querem contribuir. Após a seleção, devem informar o valor da doação. Será gerado um boleto contendo todas as informações solicitadas pela Receita como: número de ordem, nome, número de inscrição no CNPJ e endereço do emitente, especificação do nome, CNPJ ou CPF do doador, data e valor efetivamente recebido em dinheiro e se firmado por pessoa competente para dar quitação da operação.
Podem realizar a doação pessoas que fazem a declaração no modelo completo. Depois da compensação do pagamento, um recibo será gerado, caso seja necessária a comprovação para a Receita Federal.
Mais informações sobre o projeto de extensão ou sobre a doação podem ser solicitadas pelo e-mail nafcc.esan@ufms.br.
Texto: Ariane Comineti / Gabrielle Tavares
