Projeto Horta na Aldeia recebe picape para atendimento em 28 comunidades de Mato Grosso do Sul

A Universidade recebeu uma picape na tarde desta terça-feira, 20. O veículo Renault Oroch foi cedido pela Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) e irá contribuir com o projeto “Agricultura Peri-Urbana em Comunidades Tradicionais e em Situação de Vulnerabilidade Socioeconômica no Mato Grosso do Sul”, também conhecido como Horta na Aldeia.

O reitor Marcelo Turine enfatizou a importância do projeto para a Universidade e para o estado

O reitor Marcelo Turine destacou a importância da parceria com o estado para o projeto de extensão, que atende 28 comunidades em Mato Grosso do Sul. “É um projeto estratégico para a Universidade. Promover a inovação aliada à sustentabilidade é o nosso desafio, queremos contribuir para um planeta mais sustentável. O projeto atua para fortalecer as comunidades indígenas e ainda criar soluções sustentáveis”, enfatizou.

A iniciativa é coordenada pela professora Vanderléia Mussi, da Faculdade de Ciências Humanas (Fach). O projeto Horta na Aldeia existe desde 2018 e tem como objetivo a produção de hortaliças e leguminosas, com o propósito de promover a mudança dos hábitos alimentares dos moradores, com o consumo das verduras, além de proporcionar a oportunidade de gerar renda extra.

Ela ressalta que, com o novo veículo, a equipe pode chegar às comunidades com segurança e agilidade. “Eu só tenho a agradecer. Quando você chega em uma comunidade, percebe o quanto o projeto é importante. Hoje, a horta é fonte de renda, de alimento e de vida”, disse a professora Vanderleia. 

A diretora da Fach, Vivina Dias Sol Queiroz, elogiou a iniciativa. “O projeto é maravilhoso! É muito satisfatório ver o quanto conseguimos aliar a extensão, a pesquisa, o ensino e a gestão. Quando a Universidade consegue chegar até a sociedade, as pessoas conseguem entender o quanto a ciência é importante”.

O veículo proporciona mais segurança para a equipe do projeto

O diretor executivo da Agraer, Fernando Luiz Nascimento, frisou a importância de levar o conhecimento gerado para além dos portões da Instituição. “É muito bom ver o conhecimento romper os limites da Universidade, como estamos fazendo aqui. As pessoas ganham muito quando a ciência consegue chegar lá na ponta”.

Além da Agência, o projeto Horta na Aldeia também tem parceria com a Prefeitura de Campo Grande. Em agosto, a Universidade recebeu a doação de um motocultivador e uma carreta, que contribuíram com as comunidades.

Texto e fotos: Mylena Rocha