A vida é um ciclo com diversas etapas a serem compreendidas. O luto faz parte deste processo, sendo uma das fases mais desafiadoras para o ser humano. Com o intuito de dar apoio e contribuir para um melhor entendimento do processo de perda foi criado o Núcleo de estudo, pesquisa, assistência, extensão e apoio a perdas (Nepal) do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap-UFMS/Ebserh).
Os encontros ocorrem todos os sábados das 14h às 17h, no Multiuso 2, ao lado da Biblioteca Central, e está aberto às comunidades interna e exte
rna. Não é necessário fazer inscrição e as reuniões são de graça.
Segundo o capelão Edilson dos Reis, o projeto nasceu da necessidade que Mato Grosso do Sul tinha de um espaço para falar sobre a temática do luto. Um dos objetivos, além de dar apoio e acolhimento às pessoas que buscam o grupo, é dar ênfase a pesquisas, formação acadêmica com encontros, seminários e palestras.
“O objetivo do núcleo de estudos e do grupo de apoio é sermos um centro de referência sobre luto no estado onde nós vamos agregar não somente estudantes, mas profissionais para produção de publicações científicas sobre o luto, o manejo do atendimento, publicação de documentários para informar e esclarecer sobre o estigma do processo de perda e luto que muitas vezes as pessoas passam sozinhas e isolada”, ressalta o capelão.
A equipe é formada por estudantes e profissionais da UFMS e de outras instituições, e está aberto para receber novos voluntários que tenham interesse em conhecer a metodologia e colaborar com as atividades de estudo e pesquisa.
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: ufmsluto@gmail.com
Texto: Mirtes Ramos
Fotos: Arquivo da Agência de Comunicação Social e Científica
