Projeto Conectar Lives realiza 24 palestras gratuitas sobre educação

De hoje, 4, até 1º de dezembro serão realizadas as transmissões ao vivo do Projeto Conectar Lives 2.1. Serão seis minicursos com temáticas relacionadas à educação, cada um com quatro palestras transmitidas pelo YouTube.

Promovido pela Secretaria de Formação de Professores (Sefor) da UFMS, esta é a segunda edição do projeto e as atividades são destinadas à comunidade interna da UFMS – professores, técnicos e alunos – e à comunidade externa, principalmente professores das redes municipais e estaduais de educação.

“Quando eu assumi a Secretaria de Formação de Professores, nós tínhamos algumas demandas internas, algumas temáticas para fazer palestras, e como estávamos no período de pandemia, nós tivemos que fazer as palestras on-line, as lives, e quando nós começamos a falar sobre ensino, pesquisa, extensão, entre outros temas, eu comecei a perceber que no YouTube tinha uma participação de professores da rede municipal de ensino aqui de Campo Grande, e eles participavam e comentavam”, conta a secretária de Formação de Professores, Fernanda Malinosky Coelho da Rosa.

Desde então, Fernanda optou por expandir o evento aos professores da Educação Básica, de maneira a atender suas necessidades com uma programação extensa e completa. “Para esse ano, nós fizemos a segunda edição do Projeto Conectar Lives, a edição 2.1, e são muitas lives porque a demanda dos temas vieram dos professores das redes municipal e estadual de ensino, e aí nós montamos [a programação] em forma de temáticas gerais, o que nós chamamos de minicursos”, comenta.

Um formulário de presença será disponibilizado nas transmissões. A cada quatro palestras assistidas, haverão perguntas sobre os temas nos formulários, cujo as respostas são opcionais. Porém, os espectadores que responderem receberão uma certificação maior. “Este ano o participante poderá assistir palestras avulsas em qualquer uma das temáticas e receber certificações individuais para cada uma das palestras assistidas; ou, ainda, assistir o grupo de quatro palestras que estão na temática maior e responder os questionários que serão disponibilizados após cada uma das quatro lives para obter a certificação de 20h”, explica Fernanda.

A primeira palestra, realizada às 9h de hoje, será com a professora Ana Graziele Lourenço Toledo, diretora do Campus de Aquidauana (CPAQ). Ela falará sobre a Cultura Maker e sua conexão com a realidade nas escolas e com a educação. “Nós vamos falar um pouco sobre como as experiências maker podem viabilizar os objetivos de aprendizagem, as competências e habilidades da BNCC e também sobre como é possível construir espaços maker nas escolas, e como os alunos e os professores podem utilizá-los para desenvolver competências, desenvolver habilidades, estimular criatividade e também o empreendedorismo”.

Confira abaixo a programação completa com os links para cada transmissão:

Download (PDF, 410KB)

Texto: Leticia Bueno