Os estudantes de 39 programas de pós-graduação (PPGs) da UFMS, que suportam 39 cursos de mestrado e 18 de doutorado, também retomaram as atividades presenciais nesta semana. A UFMS possui PPGs distribuídos pela Cidade Universitária e pelos câmpus Pantanal, de Aquidauana, de Chapadão do Sul e de Três Lagoas.
“Os programas organizaram a sua recepção aos ingressantes e aos que já faziam parte dos cursos”, fala o diretor de Pós-graduação da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação Gelson dos Santos Difante. De acordo com levantamento da diretoria, no último processo seletivo se inscreveram 1335 candidatos, sendo 556 estudantes selecionados para os cursos de mestrado e 164 para os cursos de doutorado. “O Processo Seletivo Unificado de Pós-graduação para ingresso no primeiro semestre de 2022 foi inovador, pois teve como objetivo captar candidatos brasileiros e estrangeiros com vagas destinadas para ampla concorrência, para servidores púbicos e para ações afirmativas”, ressalta Gelson
Ele explica que o processo seletivo ocorreu de maneira remota com a utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA/UFMS) e outras Tecnologias da Informação e Comunicação para facilitar a participação do maior número de candidatos possível. “A ideia foi oportunizar a realização da seleção para o público local, mas também alcançarmos outras regiões do país e do exterior, já que o Edital foi direcionado para candidatos brasileiros e estrangeiros”, destaca o diretor.
“A Propp se preparou para a nova realidade criada pela pandemia, com simplificação e avanços nos fluxos do sistema acadêmico e na atualização do regulamento da pós-graduação, oportunizando, por exemplo, que as matrículas dos estudantes sejam realizadas on-line, no Sistema de Gestão da Pós-Graduação (Sigpos), que as disciplinas possam ser oferecidas de forma presencial, híbrida ou a distância, durante todo o período letivo ou de forma concentrada e ministradas em língua portuguesa ou estrangeira, de acordo com a deliberação dos colegiados de curso”, detalha Gelson.
Segundo ele, a UFMS tem dentre suas prioridades institucionais apoiar a formação de recursos humanos especializados, com a integração entre estudantes brasileiros, estrangeiros e servidores públicos para o desenvolvimento da pesquisa científica, tecnológica e de inovação de alto nível e implantação de ambiente internacional. “Para alcançar esses objetivos temos aumentado os investimentos na formação em nível de pós-graduação e na pesquisa, por meio de editais específicos da Propp (disponíveis em https://propp.ufms.br)”.
“Trata-se de um momento muito especial para os ingressantes, para os programas de pós-graduação e para a UFMS, pois estaremos recebendo mais de 700 novos estudantes em nível de mestrado e doutorado que escolheram a nossa Universidade para aprofundar seus conhecimentos acadêmicos, técnicos e profissionais, em várias áreas de atuação”, diz Difante.
O diretor lembra, ainda, que “a UFMS conta com programas de pós-graduação consolidados e de alto nível de formação, com orientadores altamente capacitados e capazes de oferecer formação de alta qualidade totalmente gratuita, o que demonstra uma excelente oportunidade para esses estudantes que serão formados e entregues para a sociedade com alto nível de conhecimento”.
“Desejamos sucesso a todos os estudantes, que sejam muito bem-vindos a nossa UFMS, uma instituição que busca fortalecer a pesquisa e a pós-graduação no estado de Mato Grosso do Sul e no Brasil. Nossa expectativa é de atender os anseios desses novos estudantes e oferecer formação de qualidade, totalmente gratuita, para que sejam devolvidos para a sociedade com alto nível de conhecimento científico e tecnológico”, ressalta Gelson.
Programação
Entre as atividades programadas pelos PPGs estão palestras, seminários, aulas magnas com convidados externos, além da apresentação e boas-vindas dos coordenadores, diretores de unidades e professores.
O programa de pós-graduação em Recursos Naturais realizou um evento virtual no dia 8, no qual o professor da Universidade Federal de Minas Gerais Britaldo Soares-Filho abordou o tema Modelagem de cenários de políticas territoriais. Nesta quinta-feira, 10, às 18h30 será realizado evento presencial com a participação do professor da Universidade Regional de Blumenau Carlos Sampaio. Ele vai abordar o tema Impacto das ciências ambientais na Agenda 2030 da ONU. O evento acontece no auditório Arquiteto Jurandir Nogueira na Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo e Geografia.
“As atividades marcam a semana de recepção de ingressantes do PGRN em 2022. São abertas ao público, com entrada franca e com emissão de certificado de participação. Estes são os primeiros de uma série de eventos que o PGRN oferecerá ao longo de 2022, com intuito de promover atualização e intercâmbio de experiências em pesquisas, extensão e ensino, promovendo além disso, pontes entre a pós graduação e a graduação”, explicou a coordenadora Eliane Guaraldo.
Já o PPG em Psicologia promove o 11º Seminário Integrado com o tema Interrogações sobre a subjetividade. O evento trouxe na abertura o professor da Universidade Federal de Mato Grosso Henrique de Oliveira Lee que falou a respeito da Subjetividade e verdade: o imaginário néo-liberal nas hipermídias e outras tecnologias de si. Com atividades virtuais e presenciais, o Seminário se encerra nesta sexta-feira, 11, às 9h, com a recepção e integração entre os acadêmicos ingressantes e os que já estão cursando. “O Seminário é um evento de âmbito nacional que reúne a comunidade acadêmica, discentes da graduação, da pós-graduação, docentes e também profissionais que estão atuando em diversas instituições no estado do Mato Grosso do Sul e no Brasil”, destaca a mestranda e psicóloga Tamiris Lopes Ferreira.
Para o coordenador do Seminário David Victor Emmanoel Tauro, os objetivos são promover diálogo sobre a produção do conhecimento em Psicologia, Educação e áreas afins; apresentar normas e regulamentos do PPG aos ingressantes; e divulgar as ações e produções acadêmicas e científicas realizadas pelo mestrado em seus dez anos de existência.
O PPG em Comunicação organizou, no dia 7, uma palestra com o historiador, escritor, pesquisador e membro da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras e Instituto Histórico e Geográfico de MS Valmir Batista Corrêa. O tema apresentado foi Memória, Identidade e Regionalidade – a fronteira Oeste do Brasil. Os acadêmicos também receberam as boas-vindas.
“É com muita alegria que retornamos às aulas de modo presencial. Aproveitando que o momento permite, com os devidos cuidados de biossegurança, a retomada de encontros, reuniões e palestras presenciais, realizamos a aula magna auditório Marçal Souza Tupã da Faculdade de Artes, Letras e Comunicação. Todos os estudantes foram convidados, já que estivemos durante dois anos ministrando aulas, realizando orientações e palestras de forma virtual e os que ingressaram, durante este período, tiveram pouco ou nenhum contato presencial com os colegas e com os professores do programa”, comenta a coordenadora Daniela Ota.
Mais informações sobre os PPGs da UFMS podem ser obtidas no portal posgraduacao.ufms.br ou diretamente nos portais de cada um dos programas.
Texto: Vanessa Amin