Programas de mobilidade acadêmica internacional oferecem mais de 40 vagas

Até 14 de setembro, estão abertas inscrições para estudantes de graduação e pós-graduação de cursos oferecidos pela UFMS para processos de mobilidade acadêmica internacional. As oportunidades são para universidades da Argentina, Colômbia, Espanha e Portugal. Para participar, é necessário conferir o Quadro de oportunidades de Mobilidade Acadêmica Internacional 2025 e preencher o formulário disponível no Sistema de Informação e Gestão de Projetos, conforme as especificações de cada uma das vagas.

“A participação em programas de mobilidade internacional é uma experiência transformadora para o estudante, pois possibilita o contato direto com diferentes culturas acadêmicas, profissionais e sociais. Além de enriquecer a formação acadêmica, amplia habilidades interculturais, estimula a autonomia, a adaptabilidade e a visão crítica de mundo. Esses fatores são diferenciais importantes no mercado de trabalho, tanto nacional quanto internacional, e contribuem para a formação de cidadãos mais preparados para atuar em uma sociedade globalizada”, destaca o diretor da Agência de Internacionalização (Aginter), Gustavo Cancio.

No total, são ofertadas 44 vagas para estudantes de diversos cursos. Na Argentina, as vagas são para a Universidade del Gran Rosario. Na Colômbia, são quatro instituições: Universidade do Atlântico, de Ciências Aplicadas e Ambientais, de Guajira – Câmpus Riochacha, e Konrad Lorenz. Na Espanha, as vagas são para a Universidade de Jaén. Em Portugal, há vagas na Universidade de Coimbra, do Porto, do Minho e no Instituto Superior Técnico de Lisboa.

Os interessados devem preencher alguns requisitos, como: ser estudante regularmente matriculado em curso de graduação ou pós-graduação; se for de graduação, é preciso ter integralizado, no mínimo 20%, e, no máximo, 80% da carga horária total exigida; apresentar média geral acadêmica igual ou superior a 6,5 e não ser estudante internacional em mobilidade ou programa específico para estudante internacional. Cada instituição tem sua lista de requisitos específicos que devem ser observados nos editais.

No ano passado, de acordo com a Aginter, foram oferecidas 176 vagas. Em 2025, até agora, são 114 vagas. Dos 41 selecionados neste ano, 15 já realizaram e 12 estão iniciando a mobilidade agora no segundo semestre, para a Alemanha, Colômbia, Espanha e Portugal. Os que estão iniciando agora são das faculdades de Computação, de Artes, Letras e Comunicação e de Ciências Humanas; do Câmpus da UFMS de Coxim e de Paranaíba; e da Agência de Educação Digital e a Distância.

“A Aginter avalia de forma bastante positiva. Apesar de oscilações no número de inscrições, algo natural em função de fatores como calendário acadêmico, recursos financeiros e conjunturas internacionais , nota-se que há um interesse consistente e crescente dos estudantes. Além disso, observa-se maior diversidade de áreas de conhecimento envolvidas e maior consolidação das parcerias internacionais, o que demonstra que a mobilidade está cada vez mais integrada ao projeto de formação dos estudantes da UFMS”, avalia o diretor.

Texto: Vanessa Amin