Programação do Festival Mais Cultura nos câmpus terá atividades de música, teatro e dança

Começa nesta segunda-feira, 22, o Festival Mais Cultura UFMS 2025. Pela primeira vez, o evento também será realizado nos câmpus da Universidade. A programação inclui apresentações artísticas e culturais, com atividades até sábado, 27, gratuitas e abertas à toda a comunidade.

A pró-reitora de Extensão, Cultura e Esporte, Lia Brambilla, pontua que o Festival Mais Cultura é encontro, território e futuro. “Este ano, o Festival está ainda mais descentralizado: programação em vários câmpus, com curadoria compartilhada. Teremos Palco Aberto 2.0; eixos temáticos que cruzam diversidade, acessibilidade, patrimônio e cultura digital; e oficinas com certificação de extensão”, destaca.

No Câmpus da UFMS de Coxim (CPCX), a segunda-feira será marcada por apresentação de um grupo de dança e leitura de poesias. A atividade está prevista para às 20h30, na área de convivência do CPCX. No mesmo local, amanhã, 23, às 20h40, o Programa Som apresenta Haroldo Voz e Violão. Já na quarta-feira, 24, a comunidade é convidada para visitar, a partir das 15h, o Memorial Henrique Spengler, localizado na Rua Jandira C. Figueiredo, 80, no Centro de Coxim. À noite, haverá contação de histórias na lareira de jardim, às 20h30, também no pátio do câmpus. No dia 25, o Grupo Nova Luz se apresenta e, no dia 26, a programação inclui o Xirê dos Orixás, ambos às 20h30, na área de convivência. No sábado, 27, estudantes e servidores poderão fazer uma visita ao Parque Natural Municipal Templo dos Pilares, situado em Alcinópolis. A programação será das 5h às 18h, com saída do CPCX.

A programação do Câmpus da UFMS de Naviraí (CPNV) terá o Sarau Arte e Resistência, às 18h30 da quinta-feira, 25.

O Câmpus da UFMS de Nova Andradina (CPNA) tem duas atividades agendadas. Amanhã, 23, a banda de rock de estudantes do curso de História do câmpus realiza um show no Corredor Central, a partir das 20h30. No mesmo horário e local, o projeto de Ginástica Rítmica da Prefeitura de Nova Andradina faz uma apresentação de dança no dia 25

No Câmpus da UFMS do Pantanal (CPan), as apresentações serão realizadas sempre às 20h30, na Unidade 2. No dia 24, será a vez da Cia. de Teatro Maria Mole e, no dia 26, da Banda Elo.

O Câmpus da UFMS de Paranaíba (CPar) terá a participação do projeto A Arte Ressignificando a Vida, realizado por meio das Secretarias Municipais de Assistência Social, Educação e Cultura. No dia 23, as apresentações serão das turmas de violão infantil, canto e coral infantil e adulto, a partir das 15h, no auditório do CPar. Às 15h30, tem início uma mostra interativa de desenho e, às 20h, o grupo de dança Ritmo Livre se apresenta no Corredor Central do câmpus. Já no dia 24, será a vez das turmas de violão jovem e orquestra de flauta do projeto, também às 15h. A comunidade é convidada ainda para uma oficina de Desenho, às 16h30.

Quem também tem atividades é o Câmpus da UFMS de Três Lagoas (CPTL). Na sexta-feira, 26, a comunidade é convidada para participar do show A forma do som, com happy hour a partir das 17h45, no hall de entrada do bloco 8 do CPTL. O sábado, 27, terá ainda três oficinas na sala 4 do bloco 8: Produção de Peças em Argila, às 9h; Produção de Fantoches com sucatas, às 15h; e Técnica Vocal para atores e atrizes, às 16h.

Programação da Cidade Universitária

O palco principal será o Teatro Glauce Rocha, com música, teatro, dança, cinema, literatura e artes visuais. Entre as atividades estão apresentações da Orquestra Indígena; do projeto Música Erudita nas escolas e universidades; Ju Souc Trio; desfile de moda autoral; Mostra de Dança; espetáculo Vozes da Ópera; e o espetáculo teatral Lisístrata: uma luta feminina pela paz.

A programação ainda inclui oficinas; palestras; apresentações culturais; aulas abertas da Escola de Música e da Escola de Dança; workshops; exposições; atividades do Cineclube do curso de Audiovisual da Faculdade de Artes, Letras e Comunicação (Faalc); gravação das canções finalistas do Festival Universitário da Canção (FUC) UFMS; edições especiais da Sexta na Concha e do Sábado no Parque da Ciência; trilha de observação de aves; e a Feira Capivara, destinada para a divulgação de trabalhos dos estudantes de Artes Visuais da Faalc.

A programação completa está disponível em maiscultura.ufms.br.

Texto: Thalia Zortéa