Programação científica do Integra UFMS 2025 tem cerca de 80 atividades

De 20 a 24 de outubro, o Integra UFMS 2025 promove cerca de 80 palestras, minicursos, oficinas, rodas de conversa e visita a laboratórios, além das sessões temáticas para apresentação dos cerca de 2 mil trabalhos aprovados, desenvolvidos por estudantes, servidores e egressos da Universidade. Para conferir as atividades, acesse este link.

O diretor de Extensão da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Esporte, Filipe Quevedo, comenta que a programação demonstra o engajamento da comunidade universitária no evento. “A programação científica do Integra UFMS foi construída a partir das propostas de trabalhos e atividades enviadas pela comunidade acadêmica. Esse processo colaborativo permitiu reunir uma ampla diversidade de temas e abordagens, contemplando todas as áreas do conhecimento. […] Essa diversidade contribui diretamente para a popularização da ciência produzida na UFMS, aproximando o público das pesquisas, projetos e ações que têm impacto real na sociedade”, explica.

A abertura do maior evento de Ciência, Tecnologia e Inovação de Mato Grosso do Sul terá a palestra Do Brasil à Nasa: Missões Galileo e Cassini, ministrada pela cientista planetária e pesquisadora da NASA, Rosaly Lopes. A cerimônia será realizada na segunda-feira, 20, a partir das 18h, no Teatro Glauce Rocha, com transmissão ao vivo no canal da TV UFMS.

“Ela é uma pesquisadora reconhecida internacionalmente e referência em estudos planetários, atuando em uma das principais agências de pesquisa científica do mundo. Sua presença reforça o compromisso da Universidade com a disseminação do conhecimento científico e inspira nossos estudantes e servidores a buscarem cada vez mais a excelência na pesquisa e na inovação”, completa Quevedo.

A programação científica será realizada em diferentes locais da Cidade Universitária: Teatro Glauce Rocha, Complexo Multiuso 1, auditório Arq. Jurandir S. Nogueira, Sala de Práticas Jurídicas Simuladas, Casa da Ciência e Cultura, Mercado Escola da UFMS, Unidade de Tecnologia de Alimentos no setor 3 e na Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia no setor 4, além dos laboratórios de Zoologia e Parasitologia, no Instituto de Biociências; Transportes, na Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo e Geografia; Ensino e Pesquisa em Tecnologia, no Instituto de Química; e Temático de Urgência, no Instituto Integrado de Saúde.

As atividades foram propostas por estudantes, professores e técnicos-administrativos, abordando as mais variadas áreas de conhecimento e temáticas, como mudanças climáticas, história monetária, projetos artístico-culturais, futebol americano, ingresso na pós-graduação, intercâmbio internacional, radioastronomia, comunicação, maternidade e ciência, entre outros. Um dos destaques é a palestra Computação Quântica: a nova tecnologia da humanidade, que será ministrada na terça-feira, 21, a partir das 17h30, no Teatro Glauce Rocha, pelo pesquisador de Física Nuclear e professor da Fundação Getulio Vargas Luiz Augusto Silvestre.

Pela primeira vez, as sessões temáticas para apresentação dos trabalhos do Integra UFMS serão realizadas de forma presencial, no Ginásio Moreninho, e on-line, de acordo com o cronograma disponibilizado na página do evento. Esta etapa está dividida em dez sessões, concentradas nos dias 22 e 23 de outubro. A retirada dos banners pode ser feita no credenciamento ou de forma antecipada pelo coordenador ou apresentador do trabalho na Faculdade de Computação, nos seguintes horários: dia 17, das 8h às 11h e das 13h às 20h, ou nos dias 20 e 21, das 8h às 20h.

“Além de assistir às apresentações, os participantes também têm a oportunidade de atuar como avaliadores dos trabalhos, fortalecendo a troca de experiências e o aprendizado entre diferentes áreas. Convidamos toda a comunidade acadêmica e o público em geral a prestigiar essas atividades e conhecer de perto o que a UFMS tem produzido para o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul”, convida o diretor.

O evento ainda inclui a realização da Feira das Profissões UFMS 2025, no estacionamento do Ginásio Moreninho, de segunda a quinta-feira, das 8h às 11h e das 14h às 17h; a comercialização de produtos de agricultura familiar e de economia criativa no Mercado Escola da UFMS, das 8h às 16h; a cobertura jornalística educomunicativa realizada pelo projeto de extensão Prática Educomunicativa: Repórter Júnior 2025; e a Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências de Mato Grosso do Sul, com a apresentação de trabalhos de alunos e professores da Educação Básica nos dias 20, 21 e 22.

O encerramento do Integra UFMS 2025 terá a premiação dos melhores trabalhos indicados por área de conhecimento. A solenidade será na sexta-feira, 24, às 8h, no Teatro Glauce Rocha, com transmissão ao vivo no canal da TV UFMS. Os trabalhos indicados ao prêmio estão listados aqui.

Mais informações estão disponíveis em integra.ufms.br.

Texto: Thalia Zortéa