Programa Tá na Rua estreia hoje com foco na educação para o trânsito

O programa Tá na Rua estreia nesta sexta-feira, 23, com conteúdos sobre a educação no trânsito nas Rádios Educativas 99.9 FM e 104.7 FM. Fruto de uma parceria entre a Universidade, a Fundação Estadual Jornalista Luiz Chagas de Rádio e TV Educativa e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), o programa será veiculado sempre às sextas-feiras, às 17h.

A estreia ocorre na Semana Nacional de Trânsito, que visa promover a segurança nas ruas e estradas. A coordenadora da ação e diretora da Agência de Comunicação Social e Científica (Agecom) da UFMS, Rose Mara Pinheiro, destaca que o programa radiofônico é o primeiro produto resultado do projeto de extensão.

A ação reúne bolsistas e profissionais da comunicação para atender uma meta em comum: promover a educação no trânsito de forma acessível para a sociedade. “O objetivo é levar a informação de uma maneira próxima, atrativa. Que possa fazer sentido em relação às normas e orientações, no sentido de melhorar os índices no trânsito”, afirma Rose Pinheiro.

O programa ainda contribui para uma das missões do Detran, que é desenvolver ações educativas com foco no trânsito. A iniciativa tem o propósito de conscientizar e, consequentemente, reduzir o número de óbitos e lesões graves.

“Com uma linguagem acessível e dinâmica, o programa retrata o dia a dia e alerta as pessoas sobre o comportamento seguro no trânsito – independente da posição, seja pedestre, ciclista, motociclista ou condutor de automóvel. Estimula a empatia e o respeito mútuo no trânsito, que é um espaço coletivo. Estamos muito felizes com essa parceria”, explica a diretora de educação do Detran-MS, Elijane Coelho.

A participação dos estudantes é fundamental. Os bolsistas de extensão têm a oportunidade de utilizar a criatividade para produzir os conteúdos, que são informativos e, ao mesmo tempo, lúdicos.

A estudante Letícia Dantas é uma das bolsistas do projeto e conta que, além de participar do processo de produção do material, também consegue levar os conhecimentos para o seu cotidiano. “A experiência tem sido muito boa porque enquanto produzimos, também aprendemos. São coisas simples, mas quando você ouve o material pronto, de maneira descontraída, fixa mais a informação. Tem sido muito bom poder comunicar, ajudar as pessoas e, ainda, aprender junto”, ressalta.

O projeto

Intitulado ‘Programa de Rádio e TV voltado para Educação e Conscientização do Trânsito’, o projeto de extensão recebeu investimento a partir do recurso arrecadado com as multas aplicadas pelo Detran em casos de infrações. Um dos propósitos foi reverter os recursos em conscientização no trânsito, por meio da informação.

Ao todo, são 34 bolsistas envolvidos, de diversos cursos de graduação, em todos os Câmpus. Além das Rádios Educativas, a ação ainda deve envolver a TV Educativa e os canais do Detran-MS.

Texto: Mylena Rocha