Programa Qualifica tem 116 vagas na pós-graduação para servidores da Universidade

Servidores da UFMS, do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, do Tribunal de Justiça (TJMS) e da Escola CMO podem participar do processo seletivo unificado para ingresso nos programas de pós-graduação (PPGs) da Universidade. As inscrições terminam no próximo domingo, 6, e devem ser feitas no Portal da Pós-Graduação.

Para professores e técnicos-administrativos da Universidade estão disponíveis 116 vagas, distribuídas entre 39 PPGs, sendo 80 em mestrados e 36 em doutorados. Para os servidores do IFMS são 59 vagas distribuídas entre 28 PPGs, sendo 41 em mestrados e 18 em doutorados. Os servidores do TJMS podem se inscrever no processo seletivo do Mestrado em Direito, oferecido pela Faculdade de Direito na Cidade Universitária. São duas vagas. Para os servidores da Escola CMO, são quatro vagas sendo uma no Mestrado em Comunicação, uma no Mestrado em Eficiência Energética e Sustentabilidade, uma no Mestrado em Tecnologias Ambientais e uma no Doutorado em Tecnologias Ambientais. No total são 181 aos servidores das quatro instituições oferecidas por meio do programa Qualifica (veja a distribuição completa das vagas na imagem).

Além da documentação geral, os servidores que tiverem interesse em participar do processo seletivo devem, obrigatoriamente, apresentar um documento que comprove o vínculo com a UFMS, o IFMS, o TJMS ou a Escola CMO. O candidato poderá se inscrever em apenas um curso.

A seleção será on-line e composta pela prova de línguas, que será realizada pelo programa institucional de extensão Progeli-UFMS, e pela avaliação de mérito, que consiste em provas específicas que serão realizadas pelos cursos. Essas provas poderão abranger todos ou alguns dos tipos de avaliação a seguir: análise de currículo, análise e/ou apresentação de pré-projeto, prova de conhecimentos específicos e/ou o uso de nota de provas nacionais da área.

A prova de línguas tem realização prevista para 18 de novembro. As outras etapas deverão ser realizadas pelos programas de pós-graduação escolhidos entre 21 de novembro e 8 de dezembro. Todas as orientações para os candidatos estão no edital de seleção.

Dúvidas gerais poderão ser esclarecidas pelo e-mail sepos.propp@ufms.br. Dúvidas específicas sobre a etapa de cada curso poderão ser esclarecidas pelos e-mails dos programas (confira a lista completa aqui). Todas as informações e editais referentes a esta seleção serão publicadas no portal da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propp).

Para auxiliar os interessados no processo seletivo, foi publicado o Manual do Candidato. O intuito é facilitar a busca de informações para aqueles que desejam fazer parte dos programas de pós-graduação da maior universidade pública do estado. No manual, os candidatos irão encontrar os destaques e as posições da UFMS em rankings nacionais e internacionais; informações sobre todos os câmpus da Universidade; a lista com os programas de pós-graduação acadêmicos e profissionais; distribuição de vagas; como se inscrever; formato da prova e outras instruções importantes sobre o funcionamento do processo seletivo.

Texto: Vanessa Amin