Programa deve beneficiar 152 estudantes com bolsa de monitoria

A UFMS vai investir R$ 182,4 mil na concessão de até 152 bolsas para estudantes de cursos de graduação que forem aprovados no processo seletivo do Programa Institucional de Bolsas de Monitoria. As bolsas foram distribuídas proporcionalmente entre as faculdades, institutos e escola da Cidade Universitária e os nove câmpus. “A monitoria é uma ação de ensino bastante importante para os cursos de graduação da UFMS. Isso acontece por meio da articulação entre teoria e prática que envolve os estudantes e os professores no desenvolvimento das atividades”, explica o pró-reitor de Graduação Cristiano Costa Argemon Vieira.

O processo é realizado em duas etapas. Na primeira, os professores devem submeter as disciplinas nas quais querem receber monitores remunerados. A submissão já pode ser realizada no Sigproj. O prazo final é 27 de março.

Após a divulgação do resultado da primeira etapa, os estudantes podem se candidatar a monitores. Isso deve ocorrer entre 2 e 6 de abril, também pelo Sigproj. “É uma oportunidade para o acadêmico desenvolver habilidades como relacionamento interpressoal, consolidar conhecimentos em determinadas áreas do curso, já que ele deve se dedicar mais aos estudos naquele nos temas contemplados pela disciplina, e, também, vai instigar no monitor o desejo de ajudar as pessoas. Isso contribui para sua formação intelectual e, ainda, para torna-lo um melhor cidadão”, acrescenta Cristiano.

“A monitoria pode ser a primeira experiência na docência de futuros professores universitários. O monitor auxilia o professor da disciplina na correção de exercícios, desenvolvimento de atividades práticas e realização de plantões para tirar dúvidas de outros acadêmicos que cursam aquela disciplina”, fala o pró-reitor. A bolsa mensal a cada monitor é de R$ 400 e é subsidiada com recursos próprios da UFMS.

Para submeter as disciplinas e se candidatar à monitoria, professores e estudantes devem acessar o Sigproj utilizando o Passaporte UFMS e a senha. Confirma mais informações no edital. O resultado final deve ser divulgado a partir de 11 de abril.

Texto: Vanessa Amin