Em comemoração à criação do primeiro Mestrado Acadêmico em Filosofia de Mato Grosso do Sul, vinculado à Faculdade de Ciências Humanas (Fach), será realizado o 1° Encontro do Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGFil) da UFMS nesta terça-feira, 2 de dezembro. Serão discutidos temas como inteligência artificial, mecânica quântica, a construção do sujeito ético-jurista, entre outros. As atividades terão início às 14h, no Laboratório Informatizado de Ensino em Filosofia, localizado no bloco 13 da UFMS de Campo Grande. A participação é gratuita e aberta ao público, sem necessidade de inscrição prévia.
Para o professor da Fach e coordenador do PPGFil, André Koutchin, a ação promove a divulgação das pesquisas e trabalhos realizados pelos estudantes de pós-graduação. “É importante que essas pesquisas sejam comunicadas, sejam divulgadas, que os resultados desses processos de pesquisa tenham repercussão”, ressalta.
O docente mediará a mesa-redonda sobre Ética e Política, abrangendo temas que envolvem o funcionamento da sociedade e da jurisprudência. “Essa diversidade de temas é muito bem-vinda, na medida em que, tendo a Filosofia como eixo fundamental das questões que são tradicionalmente exploradas também em outras áreas, passam a ser pesquisadas no nosso programa”.
Professor do PPG e mediador do encontro, Vinicius Silva explica que o debate filosófico questiona temas que vão desde a Idade Clássica até a atualidade, perpassando áreas como a cultura e a sociedade. “Todas essas discussões [atuais] dialogam, de alguma maneira, com determinados problemas fundamentais que já foram colocados por filósofos antigos”.
Responsável pela mesa-redonda sobre Epistemologia e Filosofia da Ciência, Silva mediará os trabalhos que envolvem a história da Filosofia e os fundamentos dos conhecimentos gerais e científicos. “Essas peculiaridades do conhecimento contemporâneo não deixam de sentir os ecos desses problemas fundamentais postos pelos antigos. Uma mesa tão diversificada é uma maneira de nós observarmos como certas questões filosóficas jamais perdem a sua grandeza, jamais perdem a sua profundidade e permanecem sempre atuais”.
A iniciativa partiu e foi organizada pelos próprios estudantes do programa, com o objetivo de criar uma tradição anual de encontros, como explica o representante discente do PPgFil, Pedro Silva. “Esse 1° Encontro representa, acima de tudo, a aposta na qualidade das pesquisas e a confiança na competência dos discentes pesquisadores do Programa”, enfatiza.
A programação completa do evento pode ser conferida aqui.
Texto: Lucas Artur, estagiário da Agência de Comunicação Social e Científica, sob supervisão de Heloísa Garcia
