Imagem de um guarda ambiental manuseando um recipiente com água do Rio Apa

Programa de extensão lança livro de figurinhas sobre a Bacia do Apa

Após quase dois anos de atividades, a equipe do Programa Rio Apa para Todos esteve em Bela Vista, nos dias 4, 5 e 6 de outubro, para a realização de mais uma etapa do programa: o lançamento do livro de figurinhas “Maravilhas da Bacia do Apa”. O livro é resultado do projeto de educação ambiental “Apa para Todos”, um dos quatro projetos desenvolvidos pelo Programa.

dsc_0807O Rio Apa para Todos, coordenado pela professora Synara Broch, é uma ação de extensão elaborada por uma equipe multidisciplinar da UFMS, que desenvolve atividades de monitoramento de águas, de educação ambiental e de práticas de extensão acadêmica com vistas ao fortalecimento da gestão integrada de recursos hídricos na bacia do rio Apa (que delimita parte da fronteira do Brasil com o Paraguai), durante o biênio 2015-2016. A equipe é formada por professores, alunos de graduação e pós-graduação.

O programa está dividido em quatro projetos: a coleta e análise quanti-qualitativa do rio Apa; estudos dos aspectos relativos à biodiversidade e cuidados com a água; questões socioculturais e paisagens naturais e o projeto de educação ambiental “Apa para Todos”. O programa realizou seminários, publicou matérias na Revista Aguapé e vai distribuir gratuitamente, no início de 2017, o livro de figurinhas para crianças do 5º ano da rede pública dos municípios da bacia do Apa (Bela Vista, Antônio João, Caracol, Jardim, Guia Lopes da Laguna, Porto Murtinho e Ponta Porã).

dsc_0661-1O livro foi apresentado no dia 5 de outubro, durante uma oficina didático-pedagógica, para os professores das escolas municipais dos municípios da bacia. A oficina foi desenvolvida pelo professor Paulo Robson de Souza, pela professora Synara Broch e pela acadêmica e bolsista de extensão, Paola Gomes Silva, que dividiram os professores em grupos para debater as características do texto e apresentar propostas de atividades em sala de aula, considerando a multidisciplinaridade e a educação ambiental.

De acordo com Synara, os livros com figuras adesivas são uma das estratégias do programa para divulgar o conhecimento da biodiversidade do lugar onde crianças e jovens estudantes vivem e enfatizar a importância do cuidado com a água para garantir as espécies. “Sem água, não temos animais e nem plantas”, argumentou. “Os moradores da região, principalmente os alunos e professores que receberão o material, precisam ter um outro olhar sobre o lugar onde moram e se perceber nesse contexto, pois é muito comum nos acostumarmos com as coisas que vemos todos os dias. O livro vai despertar um novo olhar dos leitores”, avalia.

dsc_0688Para Paulo Robson, professor integrante do programa e idealizador do álbum, crianças gostam de colecionar e trocar figurinhas, e a escolha de animais, plantas e paisagens da região onde vivem como temática do livro enriquece o processo de educação ambiental. Algumas fotos representam as espécies que só existem na bacia do Apa. “Essas serão as figurinhas carimbadas (que terão o selo do programa), que têm a cara do lugar. Quando o aluno e o professor entendem a importância das plantas e animais que só existem naquele local, isso muda a relação com o lugar e passam a valorizar mais as coisas que têm”, acrescenta.

As fotos foram produzidas pela equipe do projeto durante as expedições. O livro traz informações relevantes sobre as 80 figuras adesivas da fauna e flora da bacia, além de um glossário com o nome científico, a pronúncia aproximada e o nome vulgar de algumas espécies. O glossário também estará disponível no site: www.rioapa.ufms.br.