Ganho de energia, economia e qualidade do serviço de iluminação. Esses são os principais benefícios gerados pelo Acordo de Cooperação Técnica celebrado esta semana entre a UFMS e a Energisa Mato Grosso do Sul que, por meio de seu Programa de Eficiência Energética (Propee), irá implementar na Cidade Universitária ações para racionalizar o uso de energia elétrica.
O acordo prevê a execução de projeto e intervenções no sistema de iluminação da UFMS com a troca de toda a iluminação das vias públicas da Cidade Universitária, utilizando-se lâmpadas LED. O investimento pela Energisa é de aproximadamente R$ 500 mil, com previsão de economia anual de R$ 120 mil.
“A parceria com a Energisa vem fortalecer o programa UFMS Sustentável, que estimula o consumo consciente e a utilização de fontes alternativas de energia, entre outras ações, para o desenvolvimento socioeconômico e ambiental da nossa Universidade e do nosso Mato Grosso do Sul. O projeto de Eficiência Enérgica vai permitir a troca de toda a iluminação nas ruas da Cidade Universitária, ampliando a segurança para a circulação interna. Por tudo isso, estamos muito felizes e confiantes que esse acordo trará muitos benefícios para a comunidade universitária, melhorando a infraestrutura e promovendo a qualidade do ensino, pesquisa, extensão, empreendedorismo e inovação da UFMS, a única do estado entre as melhores universidades do mundo”, afirmou o reitor Marcelo Turine, que assinou o Acordo com o diretor-presidente da Energisa, Marcelo Vinhaes Monteiro e o diretor-técnico e comercial, Paulo Roberto dos Santos.
Para o próximo ano serão analisadas novas propostas energéticas, como a possível troca da rede de ar condicionado. “Isso é uma excelente oportunidade para a UFMS modernizar as instalações”, diz o coordenador do Laboratório de Eficiência Energética (Labefec) da UFMS, professor Saulo Gomes Moreira, responsável por acompanhar os estudos para a aplicação do Programa de Eficiência Energética na Universidade.
O Propee atende as exigências legais das concessionárias de investir em eficiência energética, pesquisa e desenvolvimento, em linhas que atendam setores como a população de baixa renda e o poder público, de forma a beneficiar o maior número de pessoas possíveis.
Após a implantação da nova iluminação e o treinamento operacional, será iniciado o processo de monitoramento e verificação dos resultados obtidos mensalmente pela Energisa e também pelo Labefec, que realiza uma série de pesquisas para a melhoria da eficiência energética, tanto na Universidade quanto para os demais consumidores. Inclusive, está em andamento projeto de pesquisa para estudo de adoção de geração fotovoltaica na Universidade.
“Realizamos trabalhos de análise de fornecimento de energia na Universidade que tem 22 unidades consumidoras no Estado. Os contratos precisam ser acompanhados de modo contínuo”, diz o coordenador do Labefec.
O acordo de cooperação firmado prevê período de monitoramento de três meses, iniciando-se na primeira data de leitura que ocorrer depois de finalizada a implantação, com apuração da economia média efetivamente obtida como resultado da implementação do projeto.
“Fizemos as medições do nível de iluminância na UFMS antes da troca e o mesmo será feito após a instalação da nova iluminação LED. Vamos verificar a intensidade da iluminação e os ganhos energéticos para ver se os efeitos foram os esperados. A previsão é de que no início do primeiro semestre letivo de 2020 todas as vias da Cidade Universitária já estejam com nova iluminação”, expõe o professor Saulo.
Texto: Paula Pimenta
Fotos: Leandro Benites
