Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde tem vagas para bolsistas e voluntários

Estudantes de cursos da área da Saúde podem se candidatar às vagas abertas pelo Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET-Saúde: Gestão e Assistência 2022/2023. Ao todo são 40 oportunidades para bolsistas e 40 para voluntários. 

As inscrições devem ser feitas no Sistema de Informação e Gestão de Projetos (Sigproj) até 3 de julho. Podem participar da seleção, estudantes de Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia,  Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia e Psicologia. 

Além de estar regularmente matriculado no curso, será preciso ter disponibilidade de no mínimo oito horas semanais para as atividades e não acumular qualquer outro tipo de bolsa, exceto os auxílios de assistência estudantil. Há ainda requisitos específicos para a candidatura em cada eixo do programa. 

As bolsas terão valor de R$400 mensais. A vigência prevista é de 12 meses a partir do início das atividades. 

O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET Saúde) é patrocinado pelos Ministérios da Saúde e da Educação e visa a fomentar grupos de aprendizagem tutorial em áreas estratégicas para o Sistema Único de Saúde (SUS). A 10ª edição do PET-Saúde tem como tema ‘Gestão em Saúde e Assistência à Saúde’, envolvendo docentes e estudantes da UFMS e os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande. 

Segundo a diretora da Diretoria de Inovação Pedagógica e Regulação da Universidade, Heloísa Laura Queiroz Gonçalves da Costa, os participantes irão desenvolver atividades que envolvem o ensino, a pesquisa, a extensão universitária e a participação social, atuando diretamente na rede de saúde do município. “As ações visam ao fortalecimento do processo de integração ensino-serviço-comunidade de forma articulada entre o SUS e a UFMS; e também de gestão e de assistência em todos os níveis de Atenção à Saúde, contemplando a integração entre eles”, informou.

Ainda conforme a diretora, “a participação do estudante no PET – Saúde fortalece sua formação como futuro profissional da área, promovendo o engajamento em questões importantes para a sua atuação profissional, de forma que sejam capazes de desenvolver práticas profissionais para atuação no trabalho em equipe, com ênfase em ações de educação em saúde direcionadas para os atuais contextos e para as necessidades do SUS”.

O edital de seleção pode ser acessado neste link no portal da Pró-reitoria de Graduação (Prograd). A previsão de divulgação do resultado preliminar é 6 de julho. O período de recursos está previsto para 7 de julho e o resultado final para 8 de julho. Os interessados devem acompanhar todas as demais divulgações no portal da Prograd ou no Sigproj

Texto: Ariane Comineti