Doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGAD) da UFMS estão tendo uma oportunidade ímpar ao contarem com a participação de professores de outras instituições nacionais e internacionais na disciplina Seminários de Tese.
As últimas experiências aconteceram em setembro com a participação dos professores Melise Bouroullec (Enseignant-chercheur en Marketing des Filières Agro-alimentaires – Département Sciences Economiques et Sociales/Université de Toulouse France), Christiano França Cunha (Unicamp) e Eduardo Eugênio Spers (ESALQ/USP), convidados pela professora Thelma Lucchese Cheung, responsável pela disciplina.
Para a professora Thelma, trata-se de uma oportunidade para alunos escutarem a experiência de outros professores quanto às suas orientações de teses e participações de bancas de tese.
“Também é um meio de divulgação dos trabalhos realizados na UFMS no PPGAD sobre agronegócio e suas organizações; permite que os alunos conheçam as regras e objetivos das teses realizadas em outras IES do país e do exterior; possibilita que novas redes de pesquisa se formem, uma vez que os assuntos das teses são apresentados pelos alunos aos pesquisadores convidados, podendo interessar os professores e possibilitar a integração dos alunos em outros grupos de pesquisa e, por último, representa uma experiência de pré-qualificação, onde alunos podem expor suas dificuldades de realização da tese, recebendo auxílio da professora que ministra a disciplina e do membro externo convidado”, explica Thelma.
Técnico-administrativo da UFMS e doutorando no PPGAD, Devanildo Braz da Silva afirma que a participação dos professores de outras instituições trouxe diferentes experiências e contextos nos quais estão inseridos como pesquisadores, todos convergindo para o entendimento de aspectos fundamentais para uma pesquisa em nível de Doutorado e melhor compreensão do que se espera de uma tese.
“Além disso, os pesquisadores compartilharam suas experiências em pesquisas realizadas, assim como teses orientadas ou avaliadas, apontando questões-chave a serem observadas no desenvolvimento da pesquisa, em todas as suas etapas. Assim, sem sombra de dúvidas, essas participações vieram somar ao que aprendi no curso e já estão contribuindo para melhor planejar minha pesquisa. Por fim, destaco que para produzir ciência de qualidade, é importantíssimo esse tipo de integração realizada, pois permite troca de experiências e aprendizado con
stante e mútuo, uma vez que o resultado de cada pesquisa realizada pode contribuir em diferentes contextos e de diferentes formas”, expõe Devanildo.
Essa é a segunda vez que professores de universidades de outras instituições são convidados a participar da disciplina, colaborando para o desenvolvimento das teses dos alunos.
Em 2020, três alunos do curso de doutorado em Administração da Unicamp acompanharam a apresentação do professor da Universidade Estadual de Campinas. Em 2019, também de maneira remota, contou-se com a participação de dois professores que estavam fora do país: Adriane Angélica Farias Santos Lopes de Queiroz, que estava em pós-doutorado na Darden School of Business, na Universidade da Virgínia (EUA) e Luís Alberto Kluwe de Aguiar, Senior Lecturer na Harper Adams University (Inglaterra).
Texto: Paula Pimenta
