Está aberto o período para cadastro de Projetos de Ensino de Graduação (PEG), podendo ser feito até o dia 1º de novembro, por meio do Sistema de Informação e Gestão de Projetos (SIGProj). O objetivo é promover o desenvolvimento dos estudantes, diversificando os processos ensino-aprendizagem e estimulando a cultura do empreendedorismo, da criatividade e da inovação.
A responsável pela Diretoria de Inovação Pedagógica e Regulação, da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), Heloisa Laura Queiroz Gonçalves da Costa, destaca que existem várias opções de atividades que podem ser desenvolvidas. “Como as realizadas em salas de aula, que estejam articuladas a disciplinas; podem trabalhar de forma inter, multi ou transdisciplinar em articulação com mais professores. Há possibilidade também de atividades extraclasse, de campo ou que tenham como resultado a criação ou apresentação de um produto”.
Ainda segundo a diretora, estes projetos de ensino envolvem atividades supervisionadas por professores efetivos da UFMS “e possibilitam a promoção do aprofundamento de estudos em tópicos específicos de conteúdo programático de uma ou mais áreas de conhecimento”, diz.
Ambiente colaborativo
Lotada na Faculdade de Computação (Facom) desde 2009, a professora Luciana Montera já participou do edital em anos anteriores desenvolvendo o Projeto Elas Programando, no qual realiza diversas ações com foco na integração e acolhimento das estudantes calouras, além de trabalhar conceitos de programação e lógica em um ambiente on-line de programação para dispositivos móveis. “Esta é uma forma de motivar ainda mais e despertar o interesse dessas meninas para o curso que elas escolheram”.
Segundo a professora, o trabalho é realizado ao longo de 12 meses. Este ano ela, novamente, vai participar do edital, pois acredita que a iniciativa é agregadora. “ Ao meu ver os PEGs são uma ótima oportunidade, não apenas para os alunos, mas também para os professores que coordenam ou se envolvem com as ações de ensino, pois conseguimos criar um ambiente de aprendizado mútuo e colaborativo”, avalia.
Confira o edital na íntegra.
Texto: Christiane Reis
