Professores e técnicos são selecionados para curso de lógica aplicada à escrita científica

De 26 a 28 de outubro mais de 100 professores e técnicos da UFMS irão participar do curso de Lógica Aplicada na Escrita Científica. O objetivo é estimular o desenvolvimento da escrita científica adequada a padrões de produções de alto impacto nacional e internacional.

“É um curso que se aplica a todas as áreas do conhecimento e também a todos os interessados, graduandos, pós-graduandos, graduados e pós-graduados. Trata-se de uma nova maneira de pensar e de fazer ciência, uma visão contemporânea da metodologia científica”, explicou o ministrante e professor aposentado da Universidade, Teodorico Alves Sobrinho.

De acordo com o docente serão cinco módulos nos quais serão abordados diversos tópicos. “Vamos falar sobre a ciência, sobre a Filosofia e sua importância no processo de construção do conhecimento, entre outros assuntos, e também abordaremos a aplicação do conhecimento, como redigir um texto científico com lógica e com estilo científico internacional, visando à publicação internacional”, apontou.

O curso será realizado por meio do canal da Agência de Educação Digital e a Distância (Agead). A realização é da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propp), por meio da Diretoria de Cooperação Científica e Tecnológica, com apoio das Pró-Reitorias de Extensão, Cultura e Esporte (Proece) e de Gestão de Pessoas (Progep), e da Agead.

Para o professor do Câmpus de Naviraí, Victor Fraile Sordi, uma das dificuldades que os pesquisadores podem ter é justamente publicar as pesquisas que realizam. “Fazemos boas pesquisas e muitas vezes temos essa dificuldade por falta de prática e conhecimento da escrita científica, então esse recurso é muito interessante para facilitar a apresentação dos resultados. Minha expectativa é conhecer ferramentas e técnicas para ter essa escrita mais lógica, para atingir o maior número de pessoas possível”, apontou.

“Achei de excelente a iniciativa da UFMS em proporcionar um curso de escrita de alto nível para os estudantes e, principalmente, para os servidores. A princípio fiquei um pouco receosa por pensar que somente os docentes poderiam se inscrever, mas consultei a Propp e me informaram que estava aberto para todos os servidores. Minha expectativa é de conseguir desenvolver uma escrita de qualidade para poder participar da próxima seleção de pós-graduação que a Universidade oferece para a qualificação dos servidores, para o Curso de Mestrado da minha área de formação”, falou a técnica-administrativa do Campus do Pantanal, Arianne Andreza Lustosa de Oliveira.

A professora da Faculdade de Medicina, Rosimeire Seixas, contou que teve contato com o curso pelo Sistema de Informação e Gestão de Projetos (Sigproj). A princípio, viu e indicou para uma estudante extensionista, que atua na sistematização de resultados de um projeto. “Indiquei o curso para ela realizar e me atentei que havia duas modalidades, para estudantes e professores. Considerando que nossa atividade como docente perpassa pela escrita científica, acabei me inscrevendo também para aprimorar minha escrita. Acredito que o curso irá contribuir sobremaneira na minha atuação como docente, orientadora e revisora de trabalhos científicos”, afirmou.

Confira a lista de selecionados para o curso:

Download (PDF, 272KB)

Texto: Ariane Comineti