Professores e técnicos-administrativos podem submeter propostas para ações de extensão sem fomento

A partir de 6 de janeiro, está aberto o período para cadastro de Ações de Extensão  sem fomento da UFMS (EXT 2023).  As ações podem se enquadrar nas modalidades de projeto, curso ou evento. Podem ser inscritos como projetos, ações de caráter educativo, social, cultural, científico ou tecnológico, realizadas em um prazo determinado e que resultem em produtos que possibilitem a expansão e/ou aperfeiçoamento das pessoas e instituições envolvidas.

“Decidimos já publicar o edital EXT agora, para deixar aberto e pronto um caminho seguro para que técnicos-administrativos e professores possam propor ações mesmo neste período de férias. Desta forma antecipamos o expediente”, comenta o pró-reitor de Extensão, Cultura e Esporte (Proece) Marcelo Fernandes.

Os cursos propostos podem ser de extensão (carga horária igual ou maior a oito horas) ou de aperfeiçoamento (carga horária igual ou maior a 60 horas). Já os eventos podem ser de extensão, acadêmicos, de gestão institucional ou em associação com entidade de caráter científico.

“Lembramos que, a partir de 2023, deve constar no currículo de todos os acadêmicos uma carga horária de pelo menos 10% do total de horas dedicadas à extensão”, ressalta Marcelo.

As submissões acontecem em fluxo contínuo até 30 de dezembro de 2023, no Sigproj. É necessário acessar o Sistema com o passaporte institucional e senha, selecionar o edital e clicar em Elaborar proposta. Depois, preencher o formulário e incluir os anexos solicitados, para então finalizar a proposta clicando em Submeter proposta.

A partir daí, um dos membros das Comissões de Extensão das Unidades da Administração Setorial (UAS) deve avaliar e emitir parecer diretamente no Sigproj. Em seguida, o Conselho da UAS deve anexar a resolução contendo o parecer sobre a proposta no Sistema. Em seguida, a Proece encaminha a proposta para avaliação do enquadramento e mérito técnico-científico. Os resultados são divulgados num período de dez a 15 dias após a manifestação da unidade proponente. “Esperamos que a extensão seja brilhante em 2023”, finaliza o pró-reitor.

Mais informações podem ser obtidas no edital (clique aqui). Esclarecimentos podem ser encaminhados para o e-mail diex.proece@ufms.br.

 

Texto: Vanessa Amin