Nesta quinta-feira, 22, os servidores da Escola de Administração e Negócios (Esan), da Faculdade de Artes, Letras e Comunicação (Faalc), Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (Famez), Instituto de Química, Instituto de Biociências e da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, Alimentos e Nutrição, receberam novos equipamentos que serão utilizados nas funções administrativas, de docência, em projetos e em reuniões. Cerca de mil computadores e notebooks serão entregues até a próxima semana.
O reitor Marcelo Turine ressaltou que a Universidade, assim como a educação no país, está acompanhando o desenvolvimento das novas tecnologias. “A educação pública brasileira, a educação superior, está integrada a esta transformação digital e às novas tecnologias. Na sala de aula e no ensino, muitos softwares estão sendo utilizados, por isso precisamos renovar nosso parque tecnológico. No ano passado, abrimos um edital inédito na UFMS e recebemos a demanda de mil computadores desktops, notebooks e servidores para docentes e técnicos. O foco é revitalizar nosso parque tecnológico para termos máquinas melhores para nossos servidores, possibilitando um trabalho mais eficiente, dedicado e com maior desempenho”, disse.
A vice-reitora, Camila Ítavo, expressou que aperfeiçoar o ambiente de trabalho para professores e técnicos tem um impacto positivo no ensino. “Quando melhoramos o ambiente de trabalho, proporcionando melhores condições para todos os nossos técnicos e professores, isso certamente tem um impacto positivo no ensino, na parte que é a essência da Universidade, que engloba o ensino, a pesquisa e a extensão. Então, ficamos muito felizes e agradecemos a todos que confiaram neste edital. Conseguimos, com o apoio do Ministério da Educação e do Governo Federal, uma suplementação de recursos e investimentos para realizar essa aquisição”.
“Com a transformação digital que a UFMS tem passado desde 2017, este edital com investimento de mais de quatro milhões, possibilita que os servidores desenvolvam suas atividades de maneira mais otimizada. Hoje, todas as atividades que a gente vai realizar dentro da UFMS dependem de um equipamento atualizado. E é importante frisar que todos os servidores que solicitaram, sejam eles técnicos ou docentes, foram contemplados no edital”, analisou o diretor da Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação, Luciano Gonda.
O diretor da Faalc, Gustavo Rodrigues Penha, destaca a relevância da entrega dos equipamentos. “De fato, a entrega desses equipamentos é muito importante no momento atual, onde vivemos esta questão da transformação digital. Tínhamos equipamentos defasados em relação à tecnologia que temos hoje, então é um incentivo para o professor poder trabalhar, se sentir valorizado e ter condições ideais de operacionalização do seu trabalho, tanto para ensino, pesquisa e extensão, e que nos ajude na nossa rotina”, salientou.
O diretor da Famez, Fabrício de Oliveira Frazílio, explicou como a melhora dos equipamentos irá influenciar no desenvolvimento dos trabalhos. “Como todos sabem, a Famez é uma das unidades mais antigas, os nossos cursos são cursos antigos dentro da Universidade e com o passar do tempo os equipamentos ficam um pouco obsoletos. Então, esse edital, que a reitoria trouxe, junto com as pró-reitorias, vai possibilitar que os nossos servidores, os técnicos e docentes, possam ter equipamentos mais sofisticados, mais adequados para execução dos trabalhos, no Hospital Veterinário, na Fazenda Escola, na parte da docência, residência. É muito importante e gratificante”.
A professora da Esan, Patricia Zaczuk Bassinello, recebeu um notebook e agora vai ter mais mobilidade para trabalhar. “No meu caso, tenho alguns projetos de fomento, de pesquisa e também atuo em dois programas de pós-graduação, um aqui na Cidade Universitária e outro no Câmpus de Aquidauana. Isso permite a mobilidade das movimentações, das aulas de campo, e também desta pesquisa que conduzo em muitas comunidades tradicionais. Isso possibilita que a pesquisa tenha um movimento e desenvolvimento melhores. No caso da docência, pedi um notebook, o que permite uma mobilidade maior dentro das unidades”.
Os equipamentos já foram entregues aos servidores da Faculdade de Educação e dos Câmpus de Chapadão do Sul, de Coxim, de Paranaíba e de Três Lagoas. As próximas unidades a serem contempladas são: Faculdade de Medicina; Faculdade de Odontologia; Instituto Integrado de Saúde; Faculdade de Computação; Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo e Geografia; Instituto de Física; Instituto de Matemática; Faculdade de Ciências Humanas e Faculdade de Direito.
Texto: Elton Ricci
Fotos: Álvaro Herculano