Professores e estudantes de licenciatura podem se inscrever em minicursos do Projeto Tutorar

Professores e estudantes de cursos de licenciatura têm a oportunidade de realizarem uma série de minicursos promovidos pelo projeto Tutorar: abra sua sala de aula para inovar. A iniciativa foi criada pela professora Daiani Damm Tonetto Riedner, em sua participação na Academia de Inovação do Google.

O projeto tem o objetivo de desenvolver um programa institucional de tutoria de tecnologia e os estudantes das licenciaturas irão atuar nas escolas públicas, apoiando os professores na adesão e incorporação de tecnologias em suas práticas pedagógicas e desenvolvendo projetos e ações inovadoras.

“O projeto Tutorar é um projeto que está cadastrado na Agência de Educação Digital e a Distância da UFMS (Agead), resultante da minha participação na academia de Innovators em 2019. Em razão da pandemia, esse projeto foi adaptado totalmente para a aprendizagem remota e decidimos expandir para a comunidade em geral, uma série de minicursos que vão abordar o uso de algumas ferramentas que podem apoiar os professores na incorporação de tecnologias nas suas práticas”, explica a professora.

Segundo ela, além de professores e estudantes, os minicursos são abertos para todos os interessados. “O público-alvo dos minicursos são professores da educação básica e superior, e também o publico geral, a quem se interessar pelas temáticas que serão abordadas nos minicursos. A gente vai abrir para toda a comunidade participar”, comenta Daiani.

“As possibilidades dos recursos digitais têm aumentado muito e com a questão da pandemia, torna-se maior a necessidade dos educadores em conhecer e saber utilizar cada recurso em suas aulas”, destaca o professor Eduardo Luís Figueiredo de Lima, ministrante de um dos minicursos.

De acordo com o chefe da Agead, Hercules da Costa Sandim, esta é uma iniciativa importante para o apoio de professores da educação básica e do ensino superior na implementação de tecnologias digitais em suas práticas pedagógicas. “Além das diversas atividades inerentes ao projeto Tutorar, a oferta de minicursos proporcionam oportunidades gratuitas de formação de profissionais da educação, incluindo os formandos das licenciaturas do ensino superior, a conhecerem os principais conceitos relacionados à criação de um ambiente de inovação pedagógica por meios digitais”, ressaltou.

Ainda segundo a professora Daiani, os tutores estão realizando o curso de aperfeiçoamento “Aprendizagem CriAtiColaborAtiva com Tecnologias Digitais”. Com duração de 180 horas, o curso é organizado em cinco trilhas de aprendizagem: empatia, colaboração, criatividade, aprendizagem e inovação. “São cinco trilhas temáticas que esses tutores voluntários terão que passar para poderem atuar efetivamente no projeto”, destaca.

Atualmente, são 120 tutores voluntários que estão sendo formados para atuação no segundo semestre. “A principal ação do projeto que é auxiliar e tutorar os professores para o uso de tecnologias, ela vai acontecer no segundo semestre. A gente também está na fase de implementação do nosso sistema, o sistema de tutoria do Projeto Tutorar, que foi criado pela Fábrica de Software da UFMS. A gente está implementando esse sistema e ele vai funcionar efetivamente no segundo semestre”, finaliza a professora.

Inscrições

As inscrições para os minicursos são gratuitas e podem ser realizadas neste link. Os interessados podem se inscrever em um ou em mais minicursos de acordo com o interesse e disponibilidade das datas. As inscrições ficam disponíveis até a data de realização, ou enquanto houver vagas. O limite de inscritos por minicurso é de 100 pessoas. “Nós temos apenas 100 vagas em cada minicurso porque será um momento ao vivo com interação pelo Google meet. Não terá transmissão e nem vai será gravado, então é importante que as pessoas se inscrevam para poder participar nos horários e datas que a gente colocou no cronograma”, destaca a professora.

Minicursos

Os minicursos serão realizados virtualmente pelo Google Meet, às 19h (horário do MS), com duração de duas horas e haverá certificação individual para cada encontro. No primeiro minicurso, que será realizado em 13 de maio, o tema será Apresentações Interativas no ensino de ciências, abordado pela professora Eliane Mattos Piranda.

Confira a programação completa:

Texto: Lucas Caxito (estagiário da Agecom)