Professores de todo o Estado participam de Seminário do Pnaic na Universidade

Entre hoje (01) e amanhã cerca de 320 professores/as de 76 municípios de Mato Grosso do Sul  reúnem-se na Cidade Universitária para o Seminário Final do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa PNAIC/MEC/UFMS/2017. O evento é uma realização do projeto de extensão de formação continuada de orientadores/as de estudo e coordenação local, estadual, regional e UNDIME do PNAIC/MEC/UFMS/2017 e é a culminância das atividades realizadas no fim do ano de 2016 e início de 2017. O tema do Seminário é “Práticas, Registros e Memórias entre meninos/as, águas e peneiras: PNAIC e a alfabetização em Mato Grosso do Sul”.

PNAIC – O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental. O objetivo do projeto de extensão na UFMS é a formação desses orientadores/as de estudo e coordenadores/as locais e regionais que trabalham com professores/as alfabetizadores/as de todo o estado e a coordenação do trabalho é das professoras da UFMS: Regina Aparecida Marques de Souza, Ana Lucia Espindola e Constatina Xavier Filha.

A abertura realizada nesta manhã no Teatro Glauce Rocha contou com as presenças do Reitor Marcelo Turine; da representante da Secretaria de Estado de Educação de MS, Eva Maria Katayama Negrisolli; do representante da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação de MS (UNDIME), Guerino Peres; da coordenadora geral do PNAIC/MEC/UFMS, Regina Aparecida Marques; do Pró-Reitor de Administração e Infraestrutura (Proadi) da UFMS, Claudio Cesar da Silva; da Secretária Especial de Educação a Distância e Formação de Professores da UFMS, Edna Scremim Dias; e da Diretora da Faculdade de Educação (Faed) da UFMS, Ordália Alves Almeida.

O Reitor, Marcelo Turine, parabenizou a organização do evento e a realização do projeto e ressaltou a satisfação em ver a Universidade colaborando não só com a formação, mas também com a formação continuada dos professores de MS e do País. “Nossa Instituição só existe porque tem essa bonita missão de formar os jovens na educação superior, prepará-los para auxiliarem no desenvolvimento da sociedade. Temos de estreitar cada vez mais nossas relações com as secretarias estadual e municipais de educação, com as outras instituições de ensino, colocando todas as nossas competências à disposição para juntos alcançarmos a valorização dos professores e do ensinar. Temos de cuidar dos nossos jovens e crianças para que tenham ética, responsabilidade e cidadania e para que possamos mudar o Brasil”, disse.

A professora Eva Katayama afirmou que a Secretaria Estadual de Educação acredita que o Pacto uniu duas coisas muito importantes: o regime de colaboração entre a Universidade e as Secretarias de estado e dos municípios e uma formação mais completa e efetivamente continuada. “Universidade e Secretarias são parceiros indispensáveis para o sucesso do Pacto e pudemos verificar durante a realização desta etapa o quanto o Programa cresce nessa parceria. Não é apenas uma rede isolada, somos todos nós educadores, independente da rede onde estamos, pensando a alfabetização do nosso Estado como um todo. E com o Programa, não temos mais formações curtas apenas, mas uma formação realmente continuada, com uma carga horária que possibilita ao professor não só receber a parte teórica, mas aplicar o que está vivenciando, possibilita que o professor seja monitorado por pessoas que o auxiliam, que o fazem discutir e pensar essa prática pedagógica”, explicou.