Professores da UFMS têm artigo publicado na revista Ciência Hoje das Crianças

capa-cienciahojeProfessores da UFMS tiveram seu artigo publicado na edição 284 da revista Ciência Hoje das Crianças. O artigo é resultado de uma colaboração internacional envolvendo, além da UFMS, a Universidade de Angers (França) e a Universidade James Cook (Austrália), e trata de grandes projetos ecológicos no mundo, e destaca o projeto de Longa Duração no Planalto da Bodoquena.

De acordo com o professor Fábio de Oliveira Roque, do laboratório de Ecologia da UFMS, a equipe está envolvida em projetos ecológicos de longa duração em diferentes regiões e também participa de um projeto desta natureza na Serra da Bodoquena. “Como nossos trabalhos envolvem questões complexas, como efeitos de mudanças climáticas, de usos do solo e de faunação, com implicações para conservação e planejamento ambiental, decidimos escrever um artigo colaborativo contado nossas experiências na revista Ciência Hoje das Crianças, que, sem dúvida, é uma das revistas mais sérias e importantes para divulgação, popularização e comunicação cientifica no Brasil”, revela.

Para o professor Paulo Robson de Souza, do curso de Biologia da UFMS, dois são os fatores preponderantes para atrair os jovens para a carreira científica: terem tido professores inspiradores e acesso a bons veículos de divulgação e popularização da ciência. “A revista Ciência Hoje das Crianças cumpre muito bem e duplamente esse papel de formar novas gerações de pesquisadores, pois além de divulgar a pesquisa científica no Brasil e a nossa biodiversidade, com tiragens que chegam a 200 mil exemplares,  além do material disponibilizado na Internet,  desenvolve um  programa de distribuição gratuita em escolas públicas para inserção dirigida destes temas. E faz isso com criatividade e muito zelo à qualidade da informação.  Como professor, a sensação que tenho ao ver nossos trabalhos na CHC é a melhor possível, pois falar desses temas para a garotada é como estender nossos braços para muito além da relação professor-aluno. É tão gratificante quanto receber um prêmio da academia. Aliás, no fundo, é isso mesmo: me sinto premiado ao participar desse processo”, avalia o professor.

A revista Ciência Hoje das Crianças é feita pelo Instituto Ciência Hoje e é a primeira revista brasileira sobre ciências para as crianças. Criada em 1986, já ganhou o prêmio José Reis de divulgação científica e é distribuída em mais de 60 mil escolas públicas do Brasil. Além de informar e divertir, a revista é uma fonte de pesquisa para milhares de estudantes e professores nas mais diferentes regiões do Brasil.

O artigo pode ser conferido no link: https://webmail.ufms.br/service/home/~/?auth=co&loc=pt_BR&id=5699&part=2