Professora passa a integrar corpo docente do Instituto de Química

Nesta sexta-feira, 5, o reitor Marcelo Turine deu posse à professora Janaina dos Santos Ferreira. Janaina passa a integrar o corpo docente do Instituto de Química, no cargo de professora adjunta. “Trabalhamos com amor, amizade, diálogo. Inovamos a cada dia e ter pessoas conosco trabalhando com dedicação é fundamental para podermos ajudar a UFMS, o Mato Grosso do Sul e o Brasil. Este é um momento muito gostoso. Desde 2016, estamos juntos em todas as posses para poder celebrar as escolhas. Espero que você goste daqui, estamos no coração do Brasil. Que você tenha um feliz início de vida em nossa Universidade”, disse o reitor.

“Seja bem-vinda! Nossa missão é muito linda. Transformamos jovens, primeiro a sua realidade e depois o local onde atuam. Desafios existirão e fazem parte dessa caminhada. Com sua vinda para o time da UFMS tenho certeza que estamos fortalecidos”, falou a vice-reitora Camila Ítavo.

Presente na cerimônia, que foi realizada pela plataforma Google Meet, a pró-reitora de Gestão de Pessoas Andreia Maldonado desejou sucesso à nova servidora. “Desejo um caminho de sucesso e realizações na UFMS. Nada acontece por acaso, seu caminho mudou em um piscar de olhos e tenho certeza que você vai agregar muito. A felicidade que você está trazendo vai fazer a diferença na Universidade. Precisamos de servidores assim, de verdade, de coração valente e que sabem o que querem. Seja muito bem-vinda”, disse.

O diretor do Inqui Carlos Nasário também esteve presente. “Janaína vem para somar à nossa equipe e tenho certeza que ela contribuirá muito com a unidade, trazendo novas ideias, suas experiências em outras instituições, para que o curso de Engenharia Química alcance mais alto patamar em relação à formação dos nossos estudantes. Espero que ela se torne uma sul-mato-grossense e que sinta também o amor que tenho pela Universidade, cuidando das nossas joias mais preciosas que são os nossos estudantes de graduação e pós-graduação”, relatou.

Janaína é graduada em Engenharia Química pela Universidade de Maringá, com mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal de São Carlos e doutorado em Engenharia de Processos Químicos e Bioquímicos com ênfase em Tecnologia Ambiental pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi Professora substituta no Instituto Federal de São Paulo, temporária pela Fundação Universidade Regional de Blumenau. Realizou estágio pós-doutoral na área de Resíduos para bioenergia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em tratamento de efluentes e digestão anaeróbia para produção de biogás e bioenergia, atuando principalmente nos seguintes temas: resíduos para bioenergia, biomassa, biodiesel, produção biológica de hidrogênio, codigestão de resíduos urbanos e industriais com lodo de esgoto com foco para produção de biometano.

Participaram da cerimônia, conduzida pelo secretário de Cerimonial André Luís Wilken, os pró-reitores, de Assuntos Estudantis Albert Schiaveto, de Gestão, Orçamento e Finanças Dulce Tristão, de Graduação Cristiano Costa Vieira, de Administração e Infraestrutura Augusto Malheiros, dos diretores de Desenvolvimento Pessoal e Profissional da Progep José Carlos Crisóstomo, de Avaliação Caroline Spanhol e de Tecnologia da Informação e Comunicação Luciano Gonda e da secretária de Seleção e Movimentação Luciana Marta.

Texto: Vanessa Amin