Professora participa de evento do Grupo de Educadores Google

Educação em tempos de pandemia – cases e exemplos de práticas pedagógicas foi o tema do primeiro bate papo on-line promovido pelo Grupo de Educadores Google (GEG) de Campo Grande nesta terça-feira, 14. “No final do ano passado, iniciamos as atividades do GEG em nossa capital e havíamos pensado em uma série de ações, suspensas em decorrência da pandemia da Covid-19. Então, decidimos organizar esse primeiro evento no formato on-line”, conta a professora da Faculdade de Educação (Faed) e Secretaria de Educação a Distância (Sead) Daiani Damm Riedner. Daiani e o professor Gabriel Ferraciolli, da Universidade Católica Dom Bosco(UCDB) lideram o grupo que tem como co-líderes os professores Eduardo Perotto Biagi e Elton Tamiozzo de Oliveira, da UCDB.

“Havia vários temas em pauta, então a professora Maria Alessandra Dubowski do GEG de Ourinhos, minha colega do Google Innovator, se dispôs a participar e conversamos sobre formação de professores, papel da família e da escola nesse momento de pandemia, o que está sendo feito e o que está dando certo ou não”, explica Daiani. Além da discussão dos temas pelas duas professoras, os participantes puderam interagir e isso tornou o evento bastante dinâmico. “Tivemos 90 inscritos e efetivamente participaram do bate papo 60 pessoas entre gestores, professores e acadêmicos. Foi muito legal, além da interação, fizemos atividades on-line e a avaliação pelos participantes foi muito boa”, fala  Riedner.

Outros temas abordados foram as ferramentas do Google para educação, as possibilidades trazidas pela utilização do G Suite de forma gratuita pelas escolas, sobre os recursos de tecnologias de informação e comunicação e as formas de utilização, flexibilização de prazos e planejamento das atividades para que os alunos e acadêmicos consigam se organizar e cumpri-las. “Hoje, há muita colaboração on-line, os grupos GEG são engajados e promovendo eventos em todas as regiões do país. Penso que isso seja importante, pois despertamos a atenção das pessoas para as possibilidades que as tecnologias oferecem para aprendizagem”, destaca.

“Estamos vivendo uma transformação digital, mesmo com problemas como desigualdade de acesso muito visível no Brasil inteiro. Percebemos que tanto as universidades como escolas têm tentado encontrar estratégias para minimizar ao máximo os problemas que surgem em decorrência da substituição das atividades presenciais pelas a distância. Ao mesmo tempo, acreditamos que, depois da pandemia, viveremos um momento importante e propício para repensar algumas coisas, pois nada vai ser como antes. Precisamos ajudar quem não conseguiu cumprir com as atividades, não vamos deixar ninguém para trás”, conclui Daiani.

Grupo de Educadores Google

Os GEGs reúnem educadores para discutir sobre os benefícios da tecnologia nas escolas, salas de aula e comunidades do mundo todo, tanto on-line quanto off-line em eventos realizados localmente. Esses grupos oferecem um fórum para os educadores colaborarem, compartilharem e apoiarem uns aos outros. Para conhecer mais sobre os GEGs clique aqui.

O bate papo on-line pode ser conferido no vídeo abaixo.

Texto: Vanessa Amin, com informações do Google

Imagens: Google/GEG Campo Grande