imagem com a foto da professora Ana Inês da URRJ

Professora da UFRJ apresenta experiência de creditação da extensão

Representantes da Comissão de Extensão da UFMS se reuniram na manhã de hoje, 12, com a professora Ana Inês Sousa da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Superintendente Acadêmica de Extensão. A professora apresentou a experiência da UFRJ com a creditação da extensão nos currículos dos cursos de graduação, uma meta do Plano Nacional de Educação de 2014 para todas as Instituições de Ensino Superior do País.

dsc_6226Segundo a professora o PNE prevê já desde 2001, antes de sua renovação, que 10% da carga horária total dos cursos de graduação sejam preenchidos com atividades de extensão e ainda que todas as Universidades implementem isso em suas grades até 2024. “Hoje vou falar da experiência da UFRJ onde estamos implementando a meta desde 2013, quando foi aprovada uma resolução interna em nossa Instituição. Vários cursos já alteraram seus currículos, outros ainda estão em fase de transformação, nossa meta na UFRJ é implementar os 10% em todos os cursos até 2017”, explicou.

.

dsc_6198O Pró-Reitor de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis, professor Marcelo Fernandes disse que “apesar de as realidades da UFRJ e da UFMS serem bem distintas, é importante conhecermos os êxitos e adversidades enfrentadas por eles nessa implementação, para que possamos pensar a melhor maneira de trabalhar isso na nossa Universidade”.

.

A reunião teve a participação de representantes da comissão da Cidade Universitária (Campo Grande) e dos câmpus de Paranaíba e Três Lagoas.