Representantes da Comissão de Extensão da UFMS se reuniram na manhã de hoje, 12, com a professora Ana Inês Sousa da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Superintendente Acadêmica de Extensão. A professora apresentou a experiência da UFRJ com a creditação da extensão nos currículos dos cursos de graduação, uma meta do Plano Nacional de Educação de 2014 para todas as Instituições de Ensino Superior do País.
Segundo a professora o PNE prevê já desde 2001, antes de sua renovação, que 10% da carga horária total dos cursos de graduação sejam preenchidos com atividades de extensão e ainda que todas as Universidades implementem isso em suas grades até 2024. “Hoje vou falar da experiência da UFRJ onde estamos implementando a meta desde 2013, quando foi aprovada uma resolução interna em nossa Instituição. Vários cursos já alteraram seus currículos, outros ainda estão em fase de transformação, nossa meta na UFRJ é implementar os 10% em todos os cursos até 2017”, explicou.
.
O Pró-Reitor de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis, professor Marcelo Fernandes disse que “apesar de as realidades da UFRJ e da UFMS serem bem distintas, é importante conhecermos os êxitos e adversidades enfrentadas por eles nessa implementação, para que possamos pensar a melhor maneira de trabalhar isso na nossa Universidade”.
.
A reunião teve a participação de representantes da comissão da Cidade Universitária (Campo Grande) e dos câmpus de Paranaíba e Três Lagoas.
