A professora Daiani Damm Tonetto Riedner, lotada na Secretaria Especial de Educação a Distância (Sead), foi selecionada para participar do programa Google Innovator 2019. Pesquisadores de diversos locais do Brasil participaram do processo seletivo e apenas 36 foram selecionados.
A professora foi a única pesquisadora de Mato Grosso do Sul aprovada na Academia de Innovators da Google de 2019, além de ser também a única representante de uma instituição pública de Ensino Superior. O objetivo da Academia é ajudar os Google Innovators a desenvolverem projetos de inovação para enfrentar grandes desafios.
A projeto apresentado por Daiani no processo seletivo foi “Contexto de Atuação na UFMS: Formação Inicial de Professores” que foca no desafio de como melhor engajar os estudantes das licenciaturas para leitura e participação nas aulas.
“Eu percebo que o grande problema que os professores enfrentam hoje é o desinteresse da maior parte dos alunos pelos conteúdos das aulas. Isso se dá, em grande parte, pela forma em que os conteúdos são trabalhados pela maioria dos professores, por meio de aulas expositivas. Tendo em vista que os cursos de licenciatura formam professores, precisamos urgentemente repensar a metodologia do trabalho pedagógico, para que possamos colocar na sociedade professores engajados, colaborativos e inovadores”, afirma a professora.
A Academia de Inovação presencial é apenas uma etapa do programa da Google, que tem duração de um ano. As atividades são desenhadas para apoiar o Projeto de Inovação e a professora Daiani terá um mentor da Google até dezembro de 2020 para orientá-la no projeto proposto.
Texto: Leticia Bueno
