Primeiro curso de Doutorado em Direito de Mato Grosso do Sul é da UFMS

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) aprovou a criação do primeiro Doutorado em Direito de Mato Grosso do Sul. O curso está vinculado à Faculdade de Direito (Fadir) da UFMS.

Para o diretor da Fadir, Fernando Nogueira, a aprovação representa a conquista de um sonho de estudantes e servidores, com apoio da Reitoria. “Estão todos felizes com mais esse ganho que a Faculdade de Direito vai agregar com o curso de doutorado. […] Nós temos já em andamento o nosso mestrado em Direito já há alguns anos, que é um dos mestrados mais concorridos da Universidade, também é o único aqui no Estado em Direito. A vinda do doutorado vai abrir novas portas para toda a sociedade sul-mato-grossense, ligadas à questão da aplicação do Direito, da área do Direito, porque nós não temos aqui, fora a Universidade Federal, nenhum outro mestrado e e doutorado em Direito para que as pessoas que queiram se qualificar, buscar mais conhecimento”, celebra.

O coordenador do Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD) , Vladmir da Silveira, destaca que a ampliação cumpre um papel histórico e estratégico na formação de profissionais qualificados para atuação acadêmica, institucional e social. “O Doutorado contribuirá para a formação de docentes, pesquisadores e gestores jurídicos preparados para enfrentar os desafios contemporâneos, com forte inserção social e compromisso com a realidade regional. O curso também amplia as pesquisas já desenvolvidas pelo Programa de Pós-Graduação em Direito, com temáticas diretamente relacionadas aos contextos locais e regionais, como o Pantanal e a sustentabilidade, a Rota Bioceânica, os direitos dos povos originários, os fluxos migratórios e de refugiados nas fronteiras com a Bolívia e o Paraguai, além de temas de direito internacional, direitos humanos e desenvolvimento sustentável que já vêm gerando impacto nacional e internacional”, enfatiza.

O PPGD foi implantado em 2016, no mesmo ano em que o curso de graduação da Fadir completava 20 anos. Desde então, o mestrado acadêmico desenvolveu pesquisas voltadas ao estudo e aplicação do direito às peculiaridades regionais do estado. Em nove anos, as atividades foram ampliadas com a criação dos cursos de Doutorado Interinstitucional com a Universidade de São Paulo e de Mestrado Interinstitucional em parceria com a Universidade Presbiteriana Mackenzie-SP. “Esse processo refletiu um amadurecimento institucional progressivo, pautado por planejamento estratégico, produção científica qualificada, internacionalização e forte compromisso acadêmico”, acrescenta o coordenador.

“A aprovação do Doutorado é o coroamento de um projeto institucional bem estruturado e de longo prazo, construído com responsabilidade acadêmica, compromisso coletivo e forte apoio da Administração Central da UFMS. Esta conquista é fruto da dedicação de nossos docentes, discentes, servidores e parceiros institucionais, que acreditaram no potencial do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFMS e trabalharam incansavelmente para a sua consolidação”, finaliza Silveira.

Texto: Thalia Zortéa