A Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis (Preae) instituiu uma nova ação de assistência estudantil na UFMS. Trata-se do Auxílio Emergencial que é destinado aos acadêmicos regularmente matriculados em cursos de graduação presenciais, com dificuldades socioeconômicas emergenciais, inesperadas e momentâneas, que colocam em risco sua permanência na universidade.
Segundo a Preae, é compreendida como emergência a incapacidade temporária em suprir necessidades básicas, prioritariamente no âmbito da moradia e alimentação do estudante universitário. O auxílio pode ser concedido, principalmente, aos acadêmicos do primeiro semestre, moradores de cidade diferente da localização do câmpus correspondente ao seu curso, em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
Trata-se de um repasse financeiro com duração de três meses, podendo ser prorrogado, ou até o próximo processo de seleção para as Ações de Assistência Estudantil (Bolsa Permanência e Auxílio-Alimentação). Para participar do Auxílio Emergencial, o acadêmico deve procurar a Divisão de Apoio e Assistência Acadêmica, na Preae, em Campo Grande, ou as Comissões Permanentes de Apoio e Assistência Acadêmica, presentes em cada um dos câmpus da UFMS no interior.
Mais informações podem ser obtidas no site da Preae (www.preae.sites.ufms.br).
