A Pró-reitoria de extensão, (Preae) inicia hoje (1/10) a elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), por meio da dinâmica de coleta de informações com discentes da Cidade Universitária (UFMS). A primeira reunião aconteceu no auditório da Faodo, pela manhã, com discentes das unidades: Famed, Faodo, Famez e CCBS. As reuniões com todas as faculdades, centros e institutos acontecem entre 1 e 3 de outubro. A consulta também acontece nos campus, durante todo o mês de outubro.
O objetivo é diminuir a evasão acadêmica, estabelecer critérios de participação e permanência nos programas de assistência estudantil, relacionando-os ao desempenho dos acadêmicos assistidos, dimensionar o perfil socioeconômico do corpo discente (sede e câmpus), ampliar a integração dos sistemas, entre outros.
O PDI consiste num documento em que se definem a missão da instituição de ensino superior e as estratégias para atingir suas metas e objetivos. Abrange um período de cinco anos, devendo contemplar o cronograma e a metodologia de implementação dos objetivos, metas e ações do Plano da IES, observando a coerência e a articulação entre as diversas ações, a manutenção de padrões de qualidade e, quando pertinente, o orçamento.
A metodologia de consulta aos acadêmicos da UFMS foi elaborada com base nas instruções do MEC e da Proplan, e, considerando o desafio de garantir a gestão democrática quanto às metas e ações de Assistência Estudantil que constará no Plano de Desenvolvimento Institucional (2015-2019).
