Pré-seleção para Bolsa Mérito recebe inscrições de estudantes do PEC-G

Estudantes da UFMS que participam do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G) têm até 11 de janeiro para inscrição na pré-seleção para a Bolsa Mérito, concedida pelo Ministério das Relações Exteriores. A candidatura deve ser feita no Sistema de Informação e Gestão de Projetos (Sigproj)

Conforme o diretor da Agência de Internacionalização (Aginter), Gustavo Cancio, a bolsa mérito é fundamental no auxílio aos estudantes internacionais, sendo um dos principais instrumentos, juntamente com a bolsa do Projeto Milton Santos de Acesso ao Ensino Superior (Promisaes) voltados especificamente aos estudantes PEC-G das universidades. 

Para o diretor, o PEC-G e a permanência dos estudantes internacionais nas universidades brasileiras são cruciais para o processo de Internacionalização do ensino superior. “O PEC-G completou 60 anos em 2025 e é uma rara política pública de relações internacionais e diplomacia acadêmica que se mantém agora por mais de seis décadas. A UFMS é, entre todas as universidades brasileiras, públicas e privadas, a que mais possui estudantes de PEC-G ativos, sendo atualmente 102. Além disso, é a universidade no Brasil que mais oferece vagas para estudantes PEC-G e irá receber em 2026 mais de 50 novos alunos internacionais pelo programa”, informa.  

A Bolsa Mérito é uma das modalidades da Bolsa Instituto Guimarães Rosa que integra o Programa Guimarães Rosa de Apoio ao Estudante-Convênio. É voltada a estudantes do ensino superior regularmente matriculados em instituições participantes do programa, que tenham cursado pelo menos dois semestres ou um ano letivo e que comprovem desempenho acadêmico destacado. Entre os requisitos para a candidatura à pré-seleção da UFMS está ainda não ter reprovações no último semestre letivo. 

A participação na pré-seleção não garante o recebimento da bolsa, que terá valor mensal de R$1.400,00 e será paga por até seis meses. A pré-seleção será conduzida pela Secretaria de Mobilidade Internacional da Agência de Internacionalização (Aginter) e a classificação será de acordo com o critério de excelência acadêmica. 

O edital com os documentos para inscrição e demais informações pode ser acessado na página da Aginter. A previsão para divulgação do resultado das inscrições é 13 de janeiro, o período para recursos será de 14 a 15 de janeiro e a previsão de divulgação do resultado final é 16 de janeiro. 

 

Texto: Ariane Comineti