Prazo para solicitar mobilidade interna, permuta e matrícula para estudante especial termina neste sábado

Até dia 11 de janeiro, estudantes regulares da UFMS podem se inscrever para cursar disciplinas em outros câmpus da Instituição durante o primeiro semestre de 2020. “Os acadêmicos podem permanecer até um ano fora do campus de origem. Para tanto, o pedido deve ser aprovado pelo colegiado do curso, que vai definir se o estudante poderá aproveitar os créditos. O objetivo é incentivar o intercâmbio entre estudantes dos diferentes municípios nos quais a Universidade está presente”, explica Gracy Kely Ruiz, da Coordenadoria de Administração Acadêmica (CAA), ligada à Pró-reitoria de Graduação (Prograd). De acordo com Gracy, para que o pedido seja aceito, é necessário também que haja disponibilidade de vagas nas disciplinas requeridas.

Outra oportunidade disponível aos acadêmicos regulares é realizar uma permuta interna. “Nessa modalidade, estudantes de cursos das mesmas áreas de conhecimento podem efetuar uma troca permanente de campus. Por exemplo, um estudante de determinado curso de Três Lagoas deseja terminar o curso em Campo Grande, se houver interesse de algum estudante de curso de mesma área do conhecimento, oferecido na Cidade Universitária, em efetuar a troca, os dois podem fazer o requerimento”, explica Gracy.

Há também a possibilidade de realizar uma permuta interinstitucional. “Os estudantes podem solicitar transferência definitiva para outra instituição pública de ensino, ocorrendo a permuta de vagas. Para tanto, o acadêmico da UFMS deve preencher o requerimento online, anexando sua documentação e do estudante com quem pretende realizar a permuta”, diz Kely.

Portadores de diploma – Para aqueles que já concluíram um curso de nível superior e desejam ingressar como estudante especial em disciplinas da graduação na UFMS, o prazo também termina neste sábado (11). “O objetivo dessa modalidade é permitir ao profissional que complemente seus estudos ou atualize os conhecimentos”, destaca Gracy. Para tanto, é necessário fazer o pedido e o mesmo precisa da aprovação da coordenação do curso no qual será oferecida a disciplina. Ao concluir a disciplina, é fornecido um histórico.

É importante lembrar que todas as solicitações devem ser realizadas por meio do Requerimento Acadêmico, disponível aqui.  As normas de cada uma das modalidades podem ser conferidas no site prograd.ufms.br/legislacao/normas/

Mais informações também podem ser obtidas nas secretarias dos cursos.

Texto: Vanessa Amin