Pós-graduações têm oportunidades para aluno especial

A cada semestre os programas de Pós-graduação da UFMS selecionam interessados em cursarem disciplinas isoladas como aluno especial. Atualmente, seis cursos de mestrado desenvolvidos na Cidade Universitária e nos campus de Aquidauana, do Pantanal e de Três Lagoas realizam seleção.

Cada Pós-graduação divulga seu edital com os requisitos específicos para a participação. Para a maioria dos processos seletivos, podem se candidatar portadores de diploma de graduação no Ensino Superior ou equivalente; ou estudantes de graduação com 75% da carga horária do curso cumprida e participação na Iniciação Científica Institucional (PIBIC/PIVITI/PIVIC), Iniciação à Docência (PIBID) ou Programa de Educação Tutorial (PET).

O Mestrado em Comunicação da Faculdade de Artes, Letras e Comunicação recebe inscrições até 23 de julho. Os candidatos selecionados poderão se inscrever para uma das cinco disciplinas com oportunidades abertas.

Na Faculdade de Ciências Humanas o Mestrado em Psicologia irá receber inscrições nos dias 30 e 31 de julho. Ao todo são 17 vagas distribuídas em cinco disciplinas e os candidatos poderão se inscrever em até duas.

A inscrição para o Mestrado em Educação do campus de Três Lagoas pode ser feita até 2 de agosto. São 18 vagas em cinco disciplinas. Os interessados poderão se inscrever para uma disciplina.

No campus do Pantanal, em Corumbá, o Mestrado em Educação – Educação Social está com inscrições abertas até 5 de agosto. São 18 vagas em quatro disciplinas e os candidatos poderão se inscrever para uma.

O período de inscrições para o Mestrado em Ciências Contábeis da Escola de Administração e Negócios será de 27 de julho a 7 de agosto. O aluno especial deverá optar por uma das duas disciplinas com oportunidades abertas. Ao todo são 9 vagas.

O Mestrado em Geografia do campus de Aquidauana está com inscrições abertas até 10 de agosto. São 10 vagas em duas disciplinas, entre as quais o candidato deverá optar.

Outros programas de pós-graduação também estão com inscrições abertas para ingresso regular ainda em 2020. Os editais e sites dos cursos podem ser acessados no Portal de Pós-graduação da UFMS.

Texto: Ariane Comineti