Pós-Graduação em Ciências Veterinárias recebe professor da Alemanha

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias da UFMS promoveu na tarde de hoje a palestra do professor e pesquisador Ralf Poehland, do Leibniz Institute for Farm Animal Biology (FBN-Dummerstof), Instituto de Biologia da Produção Animal de Dummerstorf, Alemanha.

Pesquisador visitante especial, o professor Poehland apresentou “Tópicos especiais em tecnologias de imagem para a análise de gametas e embriões”, em palestra ministrada em colaboração com a professora Fabiana de Andrade Melo Sterza, docente permanente da Pós-Graduação em Ciências Veterinárias da UFMS e professora efetiva da UEMS, em Aquidauana.

O professor Poehland trabalha na área de epigenética de gametas e embriões de animais de produção e de laboratório. Ele está no Brasil em programa de Intercâmbio, financiado pela CAPES.

“A professora Fabiana foi aluna de PhD no nosso Instituto na Alemanha e começamos uma parceria. Projetos como esse são importantes para ambas as Instituições, pois geram pesquisas, publicações, participações em congressos e outras colaborações que nos interessam. Essa internacionalização é muito boa para todos”, analisa o professor Poehland.

O professor, que estará realizando outras palestras na Instituição durante essa semana, disse que já receberam vários estudantes brasileiros e que há possibilidade de aumentar esse número.

“A parceria que temos com o Ralf Poehland é de muitos anos. Não tenho dúvidas de todos os benefícios que nós pesquisadores e estudantes tivermos nesse tempo. Já tivemos estudantes de graduação e pós-graduação que fizeram esse intercâmbio e continuamos com esse projeto”, diz a professora Fabiana.

A professora destaca a importância do conhecimento repassado pelo palestrante. “Já temos algumas tecnologias de imagem a disposição, tanto em Aquidauana como em Campo Grande, mas não disponibilizamos de outras. Contudo, o conhecimento exposto pelo professor Poehland pode fazer com que otimizemos a sua utilização, então a parceria ainda tem muitos frutos a nos dar”, diz.