Portaria efetiva jornada de 30 horas para enfermagem no HUMAP

O reitor da UFMS, professor Marcelo Turine, acompanhado da vice-reitora, professora Camila Ítavo assinou, nesta quinta-feira, 15 de fevereiro, a Portaria Normativa nº 070/2018, que dispõe sobre a flexibilização da jornada de trabalho dos servidores técnico-administrativos em Enfermagem lotados no Hospital Universitário (HUMAP/UFMS. Com a assinatura da portaria, encerra-se uma longa luta pela implantação do novo regime, ato que foi celebrado por todos os presentes.

Anna Charbel, Chefe da Divisão de Enfermagem do HUMAP-UFMS, lembra que a luta pelas 30 horas se arrastava por 8 anos. “Enfrentamos dificuldades para que houvesse entendimento nessa questão”, desabafou.

“Muitos disseram que era uma causa impossível” também relatou o técnico de enfermagem Adolfo Loureiro.

Apesar dos obstáculos, a equipe de enfermagem do HUMAP-UFMS não desistiu da luta e logo no início da nova Gestão da UFMS ele levaram até a Administração Central a demanda das 30 horas.

A conquista veio após um longo trabalho desenvolvido por vários meses, comenta a vice-reitora. “Ouvimos as lideranças, os grupos envolvidos, conversamos com o jurídico da universidade, para elaborar uma avaliação coerente sobre a situação, de modo que a portaria reflita as condições da unidade para a implantação da jornada flexível, explicou Camila.

A portaria assegura, portanto, a nova condição de trabalho de 30 horas para toda a equipe de enfermagem.  Na avaliação da enfermeira Massaco Satomi o documento reconhece a luta dos servidores da área e “é uma enorme conquista para a Enfermagem do HUMAP-UFMS. É conquista coletiva, nossa”.

Presente na ocasião, o superintendente do HUMAP-UFMS, Cláudio César da Silva destacou que o esforço conjunto foi decisivo para garantir tal conquista. Temos um compromisso em melhorar o ambiente de trabalho, um compromisso com os servidores e lutamos para que isso se tornasse realidade“

Após a assinatura, o Reitor fez questão de agradecer o empenho de todos e pontuou: “tenho muito orgulho de assinar esta portaria. Esse é um momento histórico; um compromisso da gestão com a equipe da enfermagem, tudo em prol da isonomia, da valorização dos servidores, e pelo desejo fazer da UFMS um lugar melhor para todos”, completou.