Plataforma UFMS em Números é lançada com dados e perfil da comunidade universitária

A plataforma UFMS em Números foi lançada com o intuito de oferecer mais transparência e informação para a comunidade universitária. O portal reúne dados sobre estudantes, servidores, egressos e cursos presentes na Universidade.

O pró-reitor de Graduação, Cristiano Costa Argemon Vieira, ressalta que os dados são públicos, e, portanto, o painel se configura como um mecanismo de transparência e gestão institucional da UFMS. Além disso, o portal ainda apresenta números que revelam a força da Universidade.

“O objetivo do painel UFMS Em Números é disponibilizar para a comunidade universitária e para toda a sociedade vários dados estatísticos sobre o ensino de graduação, pós-graduação e, também, sobre os docentes e técnicos da UFMS. Dentre os dados que são apresentados, nós temos também o perfil do ingressante e do egresso dos nossos cursos”, exemplifica.

A Universidade tem, ao todo, mais de 24,8 mil estudantes e 3,2 mil servidores distribuídos em 22 cidades de Mato Grosso do Sul. Os dados indicam que a UFMS possui 133 cursos de graduação, sendo 126 presenciais e sete de Educação a Distância (EaD). A pós-graduação, por sua vez, possui 32 programas e 68 cursos, sendo 36 de mestrado acadêmico, 11 de mestrado profissional e 21 de doutorado. A pós-graduação Lato Sensu tem 34 cursos, dos quais 28 são de residência médica, uni e multiprofissional e seis de especialização.

Além do painel geral, a plataforma apresenta informações detalhadas sobre a UFMS. Há seções com dados sobre os estudantes de graduação, pós-graduação, egressos e servidores que apresentam os números e o perfil da comunidade universitária. As informações são diversas: faixa etária, sexo, raça, cor ou etnia, deficiências, turno, estado de origem, entre outras.

O pró-reitor explica que os dados são importantes não só para a UFMS e para a comunidade universitária, mas podem contribuir com profissionais que precisam dessas informações. “Vários estudantes de mestrado e doutorado utilizam uma série de dados para realizar pesquisa sobre a educação superior no Brasil. O painel se configura como um espaço único, onde os pesquisadores podem obter várias informações sobre os nossos cursos, nossos acadêmicos e nossos servidores”.

O portal é uma iniciativa do Comitê de Governança Institucional da UFMS e foi apresentado esta semana para a comunidade universitária nas reuniões dos conselhos superiores e de diretores.

Texto: Mylena Rocha