Pesquisadores que foram destaque em 2021 recebem recursos para projetos

Mais de 600 mil reais serão destinados pela UFMS e Ministério da Educação para fomentar projetos científicos, tecnológicos e de inovação para pesquisadores da Universidade que foram destaque em 2021. O edital foi lançado na tarde de ontem, 3, na Reitoria.

“Não há ciência sem investimento e sem reconhecimento, quero parabenizar todos os nossos pesquisadores que foram destaque neste ano. 2020 e 2021 foram anos difíceis tanto no cenário nacional como internacional, devido à pandemia. Mas conseguimos continuar nossas atividades. Nossos pesquisadores mantiveram seus estudos, promovendo a ciência e trazendo resultados importantes. É gratificante para a UFMS e eu, como reitor, estou muito feliz em mostrar que vale a pena investir na educação, na ciência para que tenhamos um Mato Grosso do Sul melhor”, disse o reitor Marcelo Turine.

A reunião contou também com a presença da vice-reitora Camila Ítavo, dos pró-reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (Propp), Maria Lígia Macedo; e de Assuntos Estudantis, Albert Schiaveto; do diretor do Instituto de Biociências (Inbio); Ramon José Correa Luciano de Mello, do diretor de Pesquisa da Propp, Luiz Eduardo Roland Tavares; do diretor de Desenvolvimento Sustentável, Leonardo Chaves; e da pesquisadora do Inbio Letícia Couto Garcia Ribeiro, que foi uma das sete cientistas vencedoras do Prêmio L’Oréal-UNESCO-Academia Brasileira de Ciências Para Mulheres na Ciência.

“Hoje estamos destacando 32 pesquisadores e seus talentos, capacidades e papel na ciência nacional e internacional. Vimos desempenhando fundamental papel na história de Mato Grosso do Sul promovendo ciência de qualidade, transformadora e inovadora. O edital é motivo de festa, consagração, gratidão e reconhecimento aos nossos pesquisadores e também um marco, pois acredito que sejamos uma das primeiras instituições a lançar um edital no qual o fomento é gerado e fornecido a pesquisadores como forma de reconhecimento do seu trabalho”, destacou a pró-reitora Maria Lígia.

Para o diretor de Pesquisa da Propp, sem ciência, sem tecnologia e sem inovação não é possível construir uma sociedade diferente, com menos barreiras e mais igualdade. “Todos esses pesquisadores são transformadores da realidade em seu redor, seja com suas ações ou sendo fontes de inspiração para seus estudantes, jovens acadêmicos, como também pela formação de recursos humanos altamente qualificados como mestres e doutores. Hoje, termos 29 pesquisadores reconhecidos no Rankings for Scientist AD Scientific Index mostra que a UFMS se consolida cada vez mais como instituição de pesquisa no cenário nacional e internacional”, disse Luiz.

Entre os 32 pesquisadores de destaque está a professora do Inbio Letícia Garcia. Ela recebeu o prêmio pela sua pesquisa sobre a restauração do Pantanal e entorno. Seus estudos levam em consideração a importância ambiental e econômica do bioma e o equilíbrio entre as demandas da sociedade e a conservação dos ecossistemas. “Sinto-me representando várias mulheres e acredito que esse edital serve para continuarmos nossa difícil caminhada, para que não desistamos e sirvamos de inspiração para as acadêmicas que estão vindo. Muitas vezes precisamos de recursos e não temos a quem recorrer, então receber o prêmio e poder participar deste edital da UFMS é importante para que possamos seguir adiante com nossas atividades e estudos e com a cabeça erguida”, declarou.

O diretor do Inbio comemorou o fato de ter oito pesquisadores entre os 32 destacados durante o ano. “Como diretor saber que de um total de 32 pesquisadores, oito são do Inbio mostra que temos uma característica de pesquisa muito forte, com quatro programas de pós-graduação, sendo que o em Ecologia e Conservação é o melhor conceituado do Estado, com nota 6 da Capes. Estamos muito felizes por mais esse incentivo da Reitoria e da Propp”, comentou Ramon.

Pesquisadores em destaque

Além da professora Letícia, foram destaque do Inbio os pesquisadores presentes no Rankings for Scientist AD Scientific Index: Alessandra Guitierrez de Oliveira, Erich Arnold Fischer, Fernando Paiva, Franco Leandro de Souza e Gustavo Graciolli, que também foi finalista da Chamada Prêmio Fundect Pesquisador Sul-Mato-Grossense 2021, e Fábio Roque, que foi homenageado pela Assembleia Legislativa.

Também estão presentes no Rankings for Scientist AD Scientific Index os pesquisadores do Instituto de Química: Amilcar Machulek Junior, Gilberto Maia, Giuseppe Abiola Camara da Silva, Martha Janete Giz, Valdir Souza Ferrerira e Wlamir Silva Garcez; da Faculdade de Medicina: Anamaria Mello Paniago e Rodrigo Juliano Oliveira; da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, Alimentos e Nutrição: Edgar Julian Paredes Gamero e Maria Ligia Macedo; da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia: Eliane Vianna da Costa e Silva, Luis Carlos Vinhas Ítavo e Ricardo Antônio Amaral Lemos; do Instituto Integrado de Saúde: Gustavo Christofoletti e Paula Felippe Martinez; da Faculdade de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo e Geografia: Paulo de Tarso Sanches de Oliveira; da Faculdade de Computação: Nalvo Franco de Almeida Junior; do Instituto de Física: Samuel Leite de Oliveira e do Campus do Pantanal: Camilo Henrique Silva.

Também foram efetivos finalistas da Chamada Prêmio Fundect 2021 os professores: Adilson Beatriz, do Inqui; Edson Antonio Batista e Paula Loureiro Paulo da Faeng; Fabiany de Cássia Tavares Silva, da Faculdade de Educação; e Julio Henrique Rosa Croda, da Famed.

O edital

Todos esses pesquisadores podem participar do edital submetendo propostas entre 16 de novembro e 31 de dezembro no Sigproj. Cada pesquisador receberá valor de até R$ 20 mil como fomento para despesas de custeio. Os valores estarão disponíveis a partir de 1º de março de 2022, até 1º de novembro do mesmo ano. São financiáveis: bolsas de iniciação científica, passagens e diárias nacionais e internacionais, bem como auxílio para despesas com aquisição de material de consumo não constante das Atas de Registro de Preços vigentes na Universidade e despesas com serviços de terceiros, como pagamento de serviços de tradução, revisão, publicação, inscrição em eventos, manutenção de equipamentos, entre outros.

Mais informações estão disponíveis no edital abaixo. Para esclarecimentos basta enviar e-mail para dipeq.propp@ufms.br

Download (PDF, 304KB)

 

Texto: Vanessa Amin, com colaboração de Christiane Reis

Fotos: Christiane Reis e Leandro Benites