Grupo analisa epidemiologia do coronavírus no Centro-Oeste do Brasil

A pandemia do coronavírus pegou o mundo de surpresa e pesquisadores do mundo inteiro estão estudando para contribuir no enfrentamento da doença. Para reunir os projetos com este propósito na Universidade, foi lançado o edital “UFMS Contra o Coronavírus”.

Um destes projetos fará um levantamento sobre a epidemiologia da Covid-19 na região Centro-Oeste do Brasil, levando em consideração as características clínicas, o curso clínico e os fatores de risco para morbimortalidade (índice de mortes causadas por uma doença específica dentro de um grupo populacional).

“A pandemia do coronavírus apresenta diversos desafios para a comunidade científica. No nosso estudo, temos como objetivo descrever os perfis clínico e epidemiológico dos casos de Covid-19 e identificar fatores prognósticos para morbidade e para mortalidade pela doença”, explica o professor Cremildo João Baptista.

O levantamento de dados será realizado em instituições de saúde básicas e hospitalares que atendem pessoas com suspeita ou confirmação de infecção pelo vírus. “Focamos nesses aspectos porque ainda não conhecemos a história natural da doença no Brasil, o perfil dos afetados, dos que desenvolvem as formas graves da doença e dos afetados que evoluem para a morte em virtude da infecção”, afirma.

Segundo o professor, os resultados do estudo permitirão conhecer mais rigorosamente o perfil de adoecimento e compreender o perfil de gravidade e de mortes, de modo a orientar ações de prevenção. “Tanto de prevenção primária, como o tão difundido uso de máscaras e, quem sabe, uma vacina no futuro, quanto de prevenção secundária e terciária, relacionadas ao agravamento do quadro ou morte do paciente”.

A pesquisa será realizada por professores e estudantes dos cursos de Enfermagem do Campus de Coxim, Medicina e Medicina Veterinária, ambos de Campo Grande. Também estão previstas parcerias com pesquisadores da Universidade de Brasília e das universidade federais de Goiás, Mato Grosso e Dourados.

Texto: Leticia Bueno