Pesquisadores da UFMS podem inscrever projetos em edital de financiamento da Fundect

Estão abertas as inscrições para a seleção de projetos de pesquisa e inovação que contribuam com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). A chamada é promovida pela Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect) e oferece a oportunidade para financiamento de projetos desenvolvidos nas universidades e Instituições Científicas e Tecnológicas (ICTs).

Segundo o diretor de Desenvolvimento Sustentável da UFMS, Leonardo Chaves de Carvalho, a Universidade se compromete com a promoção do desenvolvimento sustentável, e, desde 2018, todos os projetos de pesquisa cadastrados devem ter vínculo com pelo menos um dos 17 ODS. “No momento do cadastro no Sigproj, o coordenador já tem que realizar a vinculação. Atualmente, não são só os projetos de pesquisa, mas todos: de ensino, extensão, desenvolvimento institucional, cultura e outros”.

A seleção tem o investimento de R$ 10 milhões, com recursos da Fundect, e as propostas podem se encaixar em três diferentes faixas de financiamento, que vão de R$ 50 mil a R$ 500 mil.

Para o diretor de Desenvolvimento Sustentável, é importante que os professores participem da seleção, que contribui para a divulgação da pesquisa científica desenvolvida na Universidade. “A UFMS é a maior instituição pública de ensino superior do Mato Grosso do Sul, com pesquisadores de qualidade e projetos importantes para a ciência”, frisa.

O diretor-presidente da Fundect, Márcio de Araújo Pereira, convida os pesquisadores a participarem da chamada. Segundo ele, esse é o maior edital da história da Fundect. “Ele contempla praticamente todas as áreas. Todos que quiserem se inscrever serão bem-vindos. É um convite para que os cientistas contribuam, como sempre fizeram, para o desenvolvimento do estado de Mato Grosso do Sul”, explica.

As propostas devem se encaixar nas áreas de pesquisa de Agronegócio, Bioeconomia, Biotecnologia, Cidades Inteligentes, Energias Renováveis, Biodiversidade, Saúde Animal, Saúde Humana, Tecnologias Sociais e Assistivas. As inscrições estão abertas na plataforma SigFundect e podem ser feitas até o dia 24 de fevereiro. Para mais informações, acesse o edital.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

As propostas inscritas devem contribuir efetivamente para o alcance de pelo menos um dos ODS, que estão descritos na Agenda 2030, da ONU. Trata-se de um compromisso global, assumido por 193 países, que propõe a ação de governos, instituições, empresas e da sociedade.

Os 17 objetivos são: erradicação da pobreza; fome zero e agricultura sustentável; saúde e bem-estar; educação de qualidade; igualdade de gênero; água potável e saneamento; energia limpa e acessível; trabalho decente e crescimento econômico, indústria, inovação e infraestrutura; redução das desigualdades; cidades e comunidades sustentáveis; consumo e produção responsáveis; ação contra a mudança global do clima; vida na água; vida terrestre; paz, justiça e instituições eficazes; e parcerias e meios de implementação.

Texto: Mylena Rocha