Pesquisadores da UFMS lançam livro sobre Webcidadania usando Dados Governamentais Abertos

O livro relata as experiências de estudantes de graduação do curso de Sistemas de Informação da UFMS (Câmpus de Três Lagoas) sobre o desenvolvimento de “Aplicativos Sociais”, que são aplicativos que exploram dados abertos de gestão pública e apresentam de forma intuitiva para o cidadão comum analisar e tirar suas próprias conclusões. Os aplicativos sociais foram desenvolvidos como parte das atividades de projetos de extensão em colaboração com a Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis (PREAE).

De acordo com o professor Ricardo Marcacini, coordenador dos projetos as ações de Webcidadania com uso de dados governamentais abertos permitem aos cidadãos interessados não apenas fiscalizarem as diferentes esferas do governo, mas também influenciarem e melhorarem ativamente a gestão pública. “Além disso, com esses projetos de extensão a UFMS desempenha um papel importante na formação do profissional, pois os estudantes de graduação podem praticar conhecimento teórico adquirido em sala de aula, como programação, banco de dados, engenharia de software e inteligência artificial no desenvolvimento dos aplicativos”, afirmou.

O livro está disponível na loja virtual e cada capítulo apresenta detalhes de um aplicativo. Exemplos de aplicativos desenvolvidos entre 2015 e 2016 são: Remuneração do Executivo, Legislativo e Judiciário, Qualidade das Unidades Básicas de Saúde, uso de Cotas dos Parlamentares, Repasse Financeiro aos Municípios, Acidentes e Infrações nas Rodovias Federais, Censo do IBGE, Acidentes de Trabalho e Crianças sem Registro Civil.

Também colaboraram com o projeto os pesquisadores Vitor Mesaque Lima (CPTL), Juliano Koji Yugoshi (CPTL), Edson Takashi (FACOM/UFMS), e Solange Rezende (ICMC-USP).

A versão digital (e-book) do livro é distribuída gratuitamente.