Pesquisadores brasileiros apresentam experiências na Antártica no último webinar do Integra UFMS 2021

Foi realizado na manhã de hoje, 17, o último webinar do Integra UFMS 2021 sobre Antártica, liquens e mudanças globais. Participaram o pesquisador da UFMS Adriano Spielmann e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Francisco Eliseu Aquino. A atividade compõe a programação do Integra UFMS, maior evento de ciência, tecnologia, inovação e empreendedorismo do estado. A mediação foi realizada pelo professor do Instituto de Biociências (Inbio) Antônio Pancrácio de Souza.

O professor Adriano falou sobre seus 20 últimos anos de trabalho. “Nosso grupo acaba não pesquisando a Antártica toda. Vamos para a região da península antártica e as suas ilhas, seus arquipélagos, especialmente Shetland do Sul. Procuramos muito as áreas sem gelo, que crescem os líquens, enquanto o grupo do professor Francisco vai onde tem muito gelo. O trabalho de campo é fundamental, andamos bastante, há dias nos quais andamos 20, 24 quilômetros. Em um ambiente assim, temos que levar o equipamento, segurança e às vezes passamos por perigos, como atravessar uma geleira. Finalmente depois dessa andança toda, pode acontecer de encontrarmos locais sem tanto gelo, onde estão crescendo os liquens”, explica.

Já o professor Francisco abordou a temática com foco em mudanças globais. “As ações humanas são extremamente impactantes no sistema ambiental global, especialmente após revolução industrial com maior ênfase nos anos 40 e aí, sem dúvida, os efeitos mais observados após os anos 2000. Isso leva a uma discussão importante sobre os pontos de ruptura, a perda de gelo marítimo do Oceano Ártico, a diminuição da massa de gelo da Groelândia e da Antártica irão mudar a circulação atmosférica e oceânica do planeta. Isso vai perturbar a chuva na região amazônica, que com o desmatamento também vai perturbar ou vai alterar o ciclo biológico da América do Sul, com efeitos na qualidade de vida, na conta de energia elétrica e outros. Então provavelmente a gente está atingindo ou atingiu nesses últimos anos esses pontos de ruptura que irão nos levar a um novo regime climático de um planeta mais quente, com eventos mais severos”, ressaltou.

“Ambas apresentações são empolgantes e ao mesmo tempo preocupantes, com relação as mudanças globais e o que irá afetar sobre nossas vidas de maneira geral. Eu agradeço a oportunidade, vocês foram muito claros quanto à importância do assunto e à gravidade. Acredito que nossos ouvintes foram bem informados a respeito das mudanças globais tendo como referência a Antártica”, comentou o professor Antônio Pancrácio de Souza.

Trabalhos

Os trabalhos aprovados no Integra UFMS 2021 estão disponíveis para visualização do público no site integra.ufms.br. Devido ao cenário de restrições imposto pela Covid-19 – e para impedir o aumento na transmissão do vírus -, os estudos estão apresentados em formato virtual com o resumo da pesquisa e um vídeo explicativo, possibilitando a apresentação dos resultados das atividades desenvolvidas.

Atividade Cultural

Como parte da última atividade cultural da Integra UFMS 2021, ainda hoje, a partir das 18h, será transmitida pelo canal da TV UFMS a atividade “Apresentação Musical do Grupo Acaba”. O grupo possui importância simbólica ímpar para a cultura musical sul-mato-grossense e sua história se entrelaça com a história do Teatro Glauce Rocha. A exibição será marcada por histórias da vida do teatro e do grupo.

Encerramento e premiação

No sábado, 18, em cerimônia transmitida pela TV UFMS e Rádio Educativa UFMS 99,9 a partir das 10 horas, serão premiados os melhores trabalhos em cada área de acordo com os resultados das avaliações e, também, os trabalhos com maior número de visualizações no período do evento. Neste ano foram aprovados 1.047 trabalhos técnicos, científicos, culturais e artísticos desenvolvidos por estudantes dos cursos de graduação e pós-graduação da Universidade.

Assista na íntegra o último webinar do Integra UFMS 2021

Texto: Bianca Tobin (Estagiária de Jornalismo da Agecom)