Pesquisadoras receberão recursos para projetos por meio do Cartão Pesquisa UFMS

Neste ano, a UFMS está destinando até R$ 300 mil para apoiar propostas de pesquisa e inovação submetidas por professoras e técnicas-administrativas por meio do edital Mulheres na Ciência. Esta já é a quarta edição do edital e a novidade da ação para 2023 é o Cartão Pesquisa UFMS. Por meio dele, a coordenadora receberá os recursos financeiros, facilitando a aquisição de material de custeio, despesas com a contratação de pessoas jurídicas, despesas com hospedagem e aquisição de passagens nacionais e/ou internacionais.

“Quando o recurso era repassado para a conta pessoal da pesquisadora, muitas vezes a aquisição de material de custeio ou pagamento de pessoa jurídica acabava sendo realizado através do cartão de crédito da pesquisadora, ficando as despesas com as taxas cobradas por sua própria conta.  Com o Cartão Pesquisa UFMS, a servidora não precisará utilizar seu cartão de crédito pessoal e estará isenta de qualquer taxa de operação do cartão”, destaca a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Maria Lígia Macedo.

O investimento será de até R$ 10 mil em cada uma das propostas. Os recursos provêm de fonte própria e do Ministério da Educação. Desde o início da ação, em 2020, 114 propostas foram aprovadas. A pró-reitora destaca que um reflexo direto dessa ação da UFMS ao longo dos últimos anos pôde ser observado através do desempenho das pesquisadoras da UFMS na Chamada da Fundect para Mulheres na Ciência Sul-Mato-Grossense. Nesta Chamada, das 113 propostas aprovadas, 57 foram de pesquisadoras da UFMS (50,44%). “Vinte e seis propostas foram contratadas e, dessas, nove propostas (35%) foram de pesquisadoras da UFMS”.

Para concorrer, a coordenadora da proposta deverá ser servidora efetiva da UFMS, ser coordenadora de projeto de pesquisa e/ou de inovação em andamento, cadastrado no Sigproj e aprovado pelo Conselho de Pesquisa e Pós-graduação, ter o título de doutora, ter curriculum vitae cadastrado na Plataforma Lattes do CNPq, possuir ORCiD e não ter qualquer pendência com a Propp.

“Participei pela primeira vez no edital em 2020.  Considero muito importante a gestão institucional ter esse olhar, cuidado e incentivo com as pesquisadoras da UFMS, política que está alinhada ao objetivo de desenvolvimento sustentável  (ODS) 2030 da ONU referente a igualdade de gêneros”, conta a pesquisadora e diretora da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, Alimentos e Nutrição Fabiane La Flor Ziegler Sanches. “O recurso do edital auxiliou com materiais e insumos de custeio em projeto de pesquisa de pós-graduação, envolvendo acadêmicas de mestrado e de iniciação científica, com óleo microencapsulado do fruto bacuri e exercício físico em modelo experimental”, explica.

Segundo Fabiane, na ocasião os recursos também foram utilizados para pagamento de taxa de publicação de artigo científico e inscrição de um dos principais eventos da área de Nutrição em âmbito nacional. “Ao participar do evento foi possível estabelecer e fortalecer rede de contato com pesquisadores e divulgar as pesquisas da UFMS, inclusive com recebimento de menção honrosa com melhores trabalhos na área de Nutrição Esportiva”, destaca. A professora também aprovou proposta ano passado e pretende participar em 2023.

“Coordeno projetos de pesquisa e inovação relacionados com desenvolvimento de novos produtos alimentícios direcionados para o público de atletas e esportistas alinhando os potenciais nutricionais dos frutos nativos do Cerrado e Pantanal, bem como sua aplicação no desempenho físico e na saúde desse público”, acrescenta.

Saiba mais

As propostas poderão ser submetidas no Sigproj, em fluxo contínuo, até 28 de abril de 2024. Cada coordenadora deve submeter apenas uma proposta. Mais informações podem ser conferidas no edital, disponível aqui. Dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail dipeq.propp@ufms.br.

 

Texto: Vanessa Amin

Fotos: Álvaro Herculano